Entretenimento

Especial de ‘Harry Potter’ reunirá elenco, mas não terá presença da autora J. K. Rowling

A ausência da autora pode ter relação com suas recentes declarações transfóbicas nas redes sociais.

A HBO Max confirmou que está preparando um especial em comemoração aos 20 anos da franquia ‘Harry Potter’. O anúncio foi realizado na última terça-feira, 16, confirmando os rumores que já haviam sido antecipados por vários veículos de imprensa especializados.

De acordo com a HBO Max, o especial trará “entrevistas em profundidade e conversas com o elenco”, com a presença de Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint. Outras estrelas que se juntaram aos três atores incluem o diretor Chris Columbus, Helena Bonham Carter, Robbie Coltrane, Ralph Fiennes, Jason Isaacs, Gary Oldman, Imelda Staunton, Tom Felton, James Phelps, Oliver Phelps, Mark Williams, Bonnie Wright, Alfred Enoch, Matthew Lewis, Evanna Lynch e Ian Hart.

Aparentemente, o nome da autora da famosa franquia de livros que se converteram em filmes de sucesso não estará presente. Representantes de J. K. Rowling disseram ao The Washington Post na quarta-feira, 17, que não comentariam o assunto. A Warner Bros. não respondeu ao jornal inglês sobre a ausência de Rowling.

O fato é que a ausência de J. K. Rowling pode estar relacionada ao fato de ter se envolvido em situações polêmicas nos últimos meses. Tudo começou em 6 de junho, quando ela compartilhou um artigo em sua conta no Twitter, seguida por mais de 14,5 milhões de pessoas, sobre como será o futuro pós-COVID para as “pessoas que menstruam”. Rowling colocou as mãos na cabeça e foi irônica sobre a expressão: “Tenho certeza de que havia um termo para essas pessoas”.

Leia mais

Após a publicação do tweet, chegaram as primeiras críticas, que ela mesma denunciou um dia depois na mesma rede social. “Feminazi, TERF, puta, bruxa. Os tempos mudam. O ódio à mulher é eterno “, compilou a escritora.

Horas depois, Rowling postou um tópico para expor sua visão do feminismo e o papel que as pessoas trans têm dentro do movimento. “Se o sexo não for real, não há atração pelo mesmo sexo. Se o sexo não for real, a realidade das mulheres em todo o mundo é eliminada. Eu conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceito de sexo remove a capacidade de muitos de discutir suas vidas de uma forma significativa. Dizer a verdade não é ódio “, defendeu.

“Eu respeito o direito de toda pessoa trans de viver de uma maneira que pareça autêntica e confortável para ela. Eu demonstraria com você se você foi discriminado por ser trans. Ao mesmo tempo, minha vida foi moldada por ser mulher “, acrescentou ela em outro tweet.

A reação dentro e fora das redes sociais foi imediata e abriu um debate acalorado sobre a inclusão de mulheres trans dentro do movimento feminista, defendido pelos críticos de Rowling com uma frase simples: “Mulheres trans são mulheres.”

Mas as acusações de transfobia não são novas para Rowling. Em dezembro de 2019, a escritora se posicionou a favor de Maya Forstater, uma mulher que perdeu o emprego por tweetar que mulheres trans “não podiam mudar seu sexo biológico”. Rowling veio em sua defesa tweetando com a hashtag #IStandWithMaya e foi duramente criticada e rotulada de TERF (Trans-Exclusionary Radical Feminist). Em outras palavras, exclui as mulheres trans do movimento feminista porque não as considera mulheres.

O especial deve estrear no catálogo da HBO Max em 1 de janeiro de 2022. “Tem sido uma jornada incrível desde a estreia do filme ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’, e testemunhar como ele evoluiu para esse notável universo interconectado foi mágico para dizer o mínimo”, disse Tom Ascheim, presidente da Warner Bros. Global Kids, Young Adultos e Classics em um comunicado.

Ele continuou, “Esta retrospectiva é uma homenagem a todos cujas vidas foram tocadas por este fenômeno cultural, desde o talentoso elenco e equipe que derramaram seu coração e alma nesta extraordinária franquia de filme, até os fãs apaixonados que continuam a manter vivo o espírito do Mundo Mágico 20 anos depois”.

“Há magia no ar aqui com este elenco incrível, enquanto todos eles voltam para casa, para os sets originais de Hogwarts, onde começaram há 20 anos. A emoção é palpável enquanto eles se preparam para levar seus fãs em uma jornada muito especial e pessoal, através da realização desses filmes incríveis “, disse o produtor executivo Casey Patterson.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos