Entretenimento

Novo espaço cultural em SP une exposições e produção artística alternativa

Mostra ‘Estalagmite’ abre a programação na Gruta

'Banho Ácido', de Wagner Olino; peça faz parte da exposição coletiva 'Estalagmite' (Foto: Divulgação)

A cidade de São Paulo acaba de ganhar mais um espaço cultural: Gruta, uma galeria que buscar unir a produção de artistas renomados e emergentes, por meio de exposições, cursos, oficinas, debates e outras atividades. No mesmo local, surge também uma editora independente, de gravuras de baixa tiragem e fanzines nacionais e internacionais assinados pelos artistas.

ANÚNCIO

O espaço foi idealizado pelo trio de artistas e agentes culturais Athos Santiago, Camilla Bologna e Iran Costa. “A Gruta é resultado de uma vivência intensa em diversos movimentos de expressão artística. É um espaço que nasce para difundir a arte dentro de todas as entranhas e formas de expressão”, afirma Costa.

A Gruta começou como uma loja online de gravuras e pôsteres. Agora com um espaço físico, além da intensa programação cultural, ela também desponta como uma galeria que busca fomentar o mercado de arte com obras a preços mais acessíveis, mirando em novos colecionadores.

Recomendados

“Nós alcançamos um perfil de colecionador bem plural, pessoas de 24 a 60 anos que gostam de artes visuais, gostam de estar ligados aos artistas que estão despontando, mas não têm capital para grandes investimentos e por isso buscam obras a preços mais acessíveis”, explica o idealizador.

A Gruta abriu suas portas pela primeira vez no último sábado (13), com a exposição coletiva “Estalagmite”. Sob curadoria de Lucas Velloso, a mostra reúne obras inéditas, pinturas, desenhos, tapeçarias e obras bidimensionais dos artistas Carlinhos Dias, Fefe Talavera, Helena Obersteiner, Midi e Wagner Olino.

Vale destacar o retorno do gaúcho Carlinhos Dias após um hiato, com obras inéditas na Gruta. Ele foi um dos primeiros da street art a expor no Museu de Arte de São Paulo - Assis Chateaubriand (MASP), no início dos anos 2000, com um andar inteiro reservado a suas pinturas abstratas.

“Estalagmite” segue em cartaz até 11 de dezembro. O espaço funciona de quarta-feira à sábado, das 13h às 18h. A Gruta está localizada na Rua Vitorino Carmilo, 449 - Santa Cecília. Lá também funciona, no andar de cima, a Associação Cultural Cecília, espaço independente voltado à música, arte e gastronomia.

LEIA TAMBÉM:

Theatro Municipal de São Paulo recebe stand-up em celebração ao Dia da Consciência Negra

Péricles, Emicida e Liniker fazem show grátis na Feira Preta 2021

Tags

Últimas Notícias