Entretenimento

Conheça o brasileiro que ganhou o Emmy 2021 por seu trabalho em ‘The Crown’

Adriano Goldman ganhou o Emmy na categoria Melhor Fotografia em Série com Câmera Única. Conheça o Diretor de Fotografia de ‘The Crown’ que é brasileiro e reconhecido internacionalmente por seu trabalho.

Conheça o Diretor de Fotografia de ‘The Crown’ que é brasileiro e reconhecido internacionalmente por seu trabalho.

Com premiação agendada para 19 de setembro, o 73º Emmy Awards deverá anunciar os ganhadores de suas categorias, mas um evento tem chamado a atenção justamente por ser considerado uma prévia da premiação. O Emmy Creative Arts Awards, que antecede a premiação principal, aconteceu nos dias 11 e 12 de setembro e anunciou os ganhadores de suas cerca de 90 categorias.

Uma delas tem como vencedor um talento brasileiro: Adriano Goldman, o diretor de fotografia que ganhou o Emmy na categoria Melhor Fotografia em Série com Câmera Única. Seu trabalho em ‘The Crown’, especificamente no episódio ‘Fairytale’ foi o que o levou à premiação. Ele concorreu com produções como ‘Bridgerton’, ‘Euphoria’, ‘Lovecraft Country’, ‘The Mandalorian’, ‘Perry Mason’ e ‘The Umbrella Academy’, todas indicadas na mesma categoria.

Adriano Goldman é membro da British Society of Cinematographers, paulista, tem 55 anos e começou sua carreira como operador de câmera antes de dirigir e fotografar seu primeiro curta, ‘Zé Reinaldo Ainda Nadando?’, vencedor do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano de Havana, Cuba. É também membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, da Associação Brasileira de Cinematografia e da American Society of Cinematographers.

Recomendados

Leia mais sobre filmes e séries:

  1. Joaquin Phoenix pode estar se preparando para trilogia do Coringa
  2. Fã de ‘O Senhor dos Anéis’ constrói seu próprio condado
  3. 4ª temporada de ‘The Sinner’ tem sinopse revelada. Veja trailer
  4. [HORROR] Jamie Lee Curtis comemora estreia de ‘Halloween Kills’

De lá para cá, ele foi acumulando premiações e trabalhos relevantes, tais como: o Troféu ABC de Melhor Fotografia em Série de Televisão, por seu trabalho na série da Fox e da TV Globo ‘Cidade dos Homens’; o Excellence in Cinematography no Festival de Sundance 2009, por seu trabalho no thriller ‘Sin Nombre’; entre outras várias nomeações.

Em ‘The Crown’, Adriano iniciou seu trabalho em 2015 ao lado de Peter Morgan, criador da série com o qual já havia trabalhado anteriormente, e também do diretor Stephen Daldry, com quem também já havia trabalhado no longa ‘Trash’, longa que foi inclusive indicado ao BAFTA de melhor filme em 2014.

Em um painel durante o International Cinematography Summit de 2018, Adriano revelou: “Temos milhares de livros no escritório sobre a família real, locais e assim por diante, então há muita pesquisa visual. Mas não usamos isso como armas. As principais conversas foram sobre as coisas que não queríamos, como luz de fundo injustificável e como parecer diferente ou mais fresco do que outros programas de época. Queríamos contar com aspectos práticos – o visual nu. Não deve parecer muito brilhante ou mesmo como o de Hollywood”.

Mas essa não foi a primeira premiação de Adriano por ‘The Crown’, ele já recebeu anteriormente um EMMY, um BAFTA e dois prêmios ASC por seu trabalho na série.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos