O mercado das artes e do entretenimento não pára de bolar maneiras de continuar a operar durante a pandemia. Com o crescimento do índice de casos de covid-19 por todo o mundo, shows, espetáculos teatrais, apresentações de dança e até mesmo cinemas tiveram de ser adiados ou fechar suas portas para garantir a segurança de todos.
No entanto, uma ideia que têm dado certo em diversos países é recuperar o «drive-in» – antigo formato de exibições coletivas em que espectadores permanecem dentro de seus carros, todos voltados ao mesmo palco ou tela.
Hoje reservado apenas para eventos especiais, a tradição foi resgatada em tempos de pandemia, por preservar o distanciamento social e diminuir o risco de contaminação pelo novo coronavírus.
O Circo Fantástico, espetáculo circense do Rio Grande do Sul, passará a adotar este modelo para retomar suas apresentações.
Baseado na cidade de Santa Maria, o circo é gerenciado e apresentado por Mário Júnior, que deu entrevista à Rádio Bandeirantes sobre a iniciativa. Na última sexta-feira (15), um espetáculo (piloto) foi montado com sucesso.
:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/CZSXTCQJUVEGPH7VSY22BTJQWA.jpg)
:quality(70)/cloudfront-us-east-1.images.arcpublishing.com/metroworldnews/WPNJKXLU3FGKHAI3FIK4EQI2AM.gif)
Como «plateia», pouco mais de 20 veículos vão formar um grande círculo, em volta de um picadeiro, onde todos os artistas estarão usando máscaras. A tradicional lona circense vai cercar todos os carros, diminuindo a capacidade de público a cada espetáculo, mas aumentando a proteção de todos.
Cada carro vai pagar R$ 50, e produtos como pipoca e refrigerante poderão ser comprados pelo telefone e serão levados ao carro, segundo Júnior.