Um dos mais importantes fotógrafos do século 20, o americano Irving Penn (1917-2009) tem seu centenário festejado em uma mostra que abre nesta terça-feira (21/8), às 18h, no Instituto Moreira Salles (av. Paulista, 2.424, Consolação, tel.: 2842-9120; de ter. a dom., das 10h às 20h; qui., até as 22h; grátis; até 18/11).
ANÚNCIO
A exposição reúne 230 obras que resumem a pluralidade de seu trabalho, de capas da “Vogue” a materiais publicitários, passando por retratos de personalidades e de interesse etnográfico – além de sua famosa série “Cigarros”, na qual explora a poesia e sujeira a partir de bitucas.
Esse panorama revela um profissional que, em seus quase de 70 anos de produção, nunca abandonou o apreço ao detalhe e à estrutura na composição de suas fotografias.
A curadoria é de Maria Morris Hambourg e Jeff L. Rosenheim, do Met de NY. Eles falam com o público na abertura e, na quinta, às 14h, Jeff guiará uma visita à exposição.
Condé Nast The Irving Penn Foundation The Irving Penn Foundation