Entretenimento

Caixa Cultural abre três mostras gratuitas simultâneas sobre fotografia

A programação de exposições de 2018 começou quente no centro de São Paulo com a abertura de três mostras simultâneas, quarta-feira (10), na Caixa Cultural (pça. da Sé, 111, Centro, tel.: 3321-4400; de ter. a dom., das 9h às 19h; grátis).

A principal delas é “A Construção do Patrimônio”, que reúne 150 obras e registros – de artistas como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oscar Niemeyer e Pierre Verger – presentes em acervos e coleções de instituições nacionais.

Leia mais:
Arquivo X comemora 25 anos com nova leva de episódios a partir desta 4ª
Fãs brasileiros se mobilizam para Britney cantar com Anitta

Recomendados

Com curadoria do arquiteto e urbanista Luiz Fernando de Almeida, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a mostra se propõe a traçar um panorama da história das políticas públicas de preservação do Brasil e celebrar os 80 anos do Iphan.

A segunda exposição é “Flávio de Carvalho – Expedicionário”, dedicada a apresentar uma faceta pouco conhecida desse artista múltiplo, famoso por deixar sua marca em diversas linguagens com sua visão libertária.

Aqui são reunidos registros feitos por Carvalho em viagens que vão da Europa à Amazônia, revelando como funcionava seu processo de busca pelo que o outro poderia agregar a ele mesmo.

Por fim, a Caixa Cultural hospeda também a retrospectiva “Um Autorretrato Cubano”, com 69 fotografias que revelam mais de cinco décadas de dedicação à fotografia do cubano José Alberto Figueroa, que passou por campos como a moda e a fotografia de guerra.

Aos 71 anos, o artista conduz uma visita guiada à mostra nesta quarta, às 19h30.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos