Entretenimento

João Gilberto é interditado judicialmente por Bebel Gilberto, diz jornal

A cantora Bebel Gilberto interditou na Justiça o pai, o cantor João Gilberto, que está com 86 anos e passa por problemas financeiros, publicou nesta quarta-feira, 15, o portal do jornal «O Globo». A medida seria para proteger o artista, que vive sozinho no Rio e está com a saúde fragilizada pela idade. Bebel, que mora em Nova York, veio à cidade para tratar da questão.

Segundo a notícia de»O Globo», a iniciativa de Bebel, curadora do pai, foi no sentido de «pôr fim aos negócios temerários que João vinha sendo orientado a firmar, que resultaram na atual condição de quase miserabilidade do artista». O jornal «O Estado de S. Paulo» procurou a Justiça do Rio para obter mais informações sobre o caso, mas não conseguiu resposta, por ser feriado.

Mãe de Bebel, a cantora Miúcha, que se casou com João nos anos 1960 e mantém relação amigável com ele, disse à reportagem ter sido informada da interdição nesta quarta-feira. Ela contou que a filha está tentando «arrumar a vida do pai».

Recomendados

«Bebel está tentando ajudar João. Ele se meteu em muita confusão, negócios errados, mas não sei detalhes sobre isso. Ela está tentando arrumar a vida dele», resumiu Miúcha. «João está bem de saúde, mas fraco, porque está com muita idade. Espero que fique tudo bem com ele, ele merece isso.»

O recluso João não é visto em público desde 2008, quando fez shows por ocasião dos 50 anos da bossa nova. Em agosto de 2015, fotos do cantor ao lado de Bebel e de Miúcha causaram alvoroço entre fãs. As imagens, que revelavam um João mais magro numa varanda ensolarada no Rio, foram compartilhadas no perfil de Bebel no Facebook. A cantora escolheu como legenda «E a família feliz».

Dois meses antes, haviam sido divulgados dois vídeos de João ao violão por Claudia Faissol, mãe de sua caçula, Luisa, hoje com 11 anos. João tocava «Garota de Ipanema», com a menina ao seu lado, cantando. Na imagem, o cantor está de pijama, assim como na foto tirada na varanda com Bebel. Na ocasião, Miúcha declarara que ele estava «ótimo, cantando e tocando como nunca. Impressionante».

O papa da bossa nova fez 86 anos em junho. Em 2011, quando completou 80, uma turnê foi anunciada. Os produtores prometiam interpretações de canções que João nunca havia tocado e cantado, e a captação de imagens para exibição ao vivo, via satélite. Logo depois, o projeto foi cancelado.

Então geriatra de João, o médico Jorge Jamili afirmou que ele ficara muito debilitado pelo estresse causado pela iminência das apresentações, uma vez que é notório perfeccionista. Ele disse que João tinha duas hérnias na coluna, e ambas doíam quando ele fazia shows, por causa da posição do violão junto ao corpo.

Nesta quarta-feira, a reportagem procurou Jamili e também Claudia Faissol, mas eles não foram encontrados. Bebel também não.

Desde o cancelamento da turnê os problemas financeiros de João, que não possui sequer apartamento próprio, se agravaram. Isso porque o cantor chegou a receber uma parte do pagamento adiantado pelos shows, que não teria sido devolvida.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos