Entretenimento

CCBB abre retrospectiva completa de Michelangelo Antonioni

Tido como um dos diretores responsáveis por ditar as bases modernas do cinema enquanto linguagem, o italiano Michelangelo Antonioni (1912-2007) tem seu legado posto em revisão na retrospectiva “Aventura Antonioni”, que abre hoje (26) no CCBB (r. Álvares Penteado, 112, Centro, tel.: 3113-3651; R$ 10).

ANÚNCIO

Até o dia 22 de maio, os cinéfilos paulistanos vão poder acompanhar a trajetória e consolidação de assinatura artística de um dos principais cineastas italianos.

Leia também:
Documentários latinos passam a competir no Festival É Tudo Verdade
Diretor Paolo Sorrentino e Will Smith vão compor júri do Festival de Cannes

Serão apresentados desde seus primeiros curtas, mais ligados ao neorealismo fortemente em voga após a Segunda Guerra Mundial, até títulos que se tornaram clássicos, como a chamada “trilogia da incomunicabilidade”, com os filmes “A Aventura” (1960), “A Noite” (1961) e “O Eclipse” (1962), e “Blow Up – Depois Daquele Beijo” (1969, na foto), sua primeira obra em inglês. Estão também presentes filmes de outros italianos fundamentais na formação dele, como Fellini e Rossellini.

“Em seus primeiros longas, em meados dos anos 1950, ele faz um mergulho na psicologia dos personagens. Com a trilogia, ele rompe com isso e começa a explorar os elementos que o tornaram mais conhecidos, como a alienacão burguesa, o tédio e a questão industrial que compõem um mundo que aprisiona os personagens”, afirma o curador Paulo Ricardo Gonçalves de Almeida.

“Temos ainda os últimos filmes dele, nos quais ele experimenta muito a cor e a textura da imagem e explora a questão da sensualidade e erotismo. Antonioni tem um cinema muito amplo, é muito difícil caracterizar o trabalho dele”, completa Almeida.

Entre os dias 11 e 17 de maio, a programação ocupa paralelamente o Cinesesc. Também no dia 17, às 19h, acontece uma masterclass com o crítico italiano Adriano Aprà.

ANÚNCIO

Confira alguns destaques da programação:
•    Dia 26, às 19h. ‘O Abismo de um Sonho’ (1952), de Federico Fellini;
•    Dia 27, às 19h.  ‘Antonioni-Hitchcock: A Imagem em Fuga’ (1993), documentário do brasileiro Júlio Bressane;
•    Dia 28, às 19h. ‘O Passageiro: Profissão Repórter’ (1975), de Michelangelo Antonioni;
•    Dia 29, às 15h. ‘Blow Up – Depois Daquele Beijo’, de Michelangelo Antonioni;
•    Dia 30, às 15h15. ‘Zabriskie Point’, de Michelangelo Antonioni.

Veja a programação completa da retrospectiva «Aventura Antonioni» aqui.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias