A valorização da produção audiovisual brasileira e o respeito à diferença pautam a 24ª edição do Mix Brasil, que dá hoje a largada a uma programação com 113 filmes de 26 países, além de peças de teatro, shows, conferências e a realização do 1º MixLab, laboratório voltado para jovens diretores trocarem experiências em debates.
ANÚNCIO
Com cerca de 80% das atividades gratuitas, o evento que vai até 20 de novembro tem como grande homenageado o cineasta português João Pedro Rodrigues, diretor do inédito “O Ornitólogo”, filme premiado em Locarno responsável pela abertura do festival em SP em uma sessão para convidados no Auditório do Ibirapuera.
Leia também:
Johnny Depp será Grindelwald na franquia ‘Animais Fantásticos e Onde Habitam’
Angelina Jolie ficará com a custódia dos filhos e Pitt fará visitas monitoradas
“O slogan desse ano é ‘Você é o que você quer ser’, ou seja, queremos que as pessoas se entendam como seres plenos e se respeitem”, diz João Federici, diretor e curador do 24° Festival Mix Brasil.
Segundo ele, 42 mil pessoas prestigiaram o evento em 2015 – e a expectativa é que esse número cresça.
“Atualmente, estamos vivendo um retrocesso nos direitos humanos e o festival tem esse papel de conscientização. Famílias inteiras frequentam e esperamos que essa boa receptividade só aumente”, afirma Federici.
O curador explica que, neste ano, há uma valorização da produção brasileira, com 54 trabalhos participantes – a maioria independente. “O mercado não absorve, por isso o festival é uma grande oportunidade”, diz.
Fora os filmes, destaque para o “Dramática em Cena”, que traz espetáculos teatrais; o Mix Music, com as presenças do cantor Daniel Peixoto – tido como o novo David Bowie –, do trio As Bahias e a Cozinha Mineira e do músico e DJ Jaloo. O público de 7 a 15 anos também ganha espaço com a oficina “Fazendo Cinema – Crescendo com a Diversidade”.
ANÚNCIO
As sessões gratuitas acontecem no CCSP e Circuito Spcine. Os ingressos vão de R$ 12 a R$ 33 no Espaço Itaú Augusta e CineSesc. Veja a programação completa aqui.
Damos três sugestões de filmes brasileiros que prometem fazer barulho, confira: