Entretenimento

Memória presente! Artista cria peças de cerâmica com cinzas de mortos

Após a perda de um ente querido, a maioria das pessoas opta por despejar as cinzas do cadáver em um lugar com significado especial e que traga boas lembranças.

ANÚNCIO

O artista americano Justin Crowe decidiu criar uma alternativa para a memória de amigos e familiares falecidos deixando seus restos mortais bem pertinho em um formato inusitado: peças de cerâmica.

Leia mais:
Artista alemão ilustra vida selvagem com esculturas realistas de Lego
Artistas marcantes da história são lembrados em duas peças

Para tanto, o designer mistura cinzas humanas em um esmalte que serve para revestir desde copos de café e tigelas até castiçais.

A ideia peculiar surgiu com um projeto de arte chamado «Nourish» (em português, alimentar ou nutrir) em que Crowe utilizou as cinzas de 200 pessoas para fazer um conjunto de jantar para oito convidados.

A nova abordagem ficou tão popular que o artista criou uma empresa chamada Chronicle Cremation Design em que oferece às pessoas que estão de luto a chance de ter, digamos, um tio feito em uma caneca.

Em entrevista, Crowe explica como decidiu transformar os mortos em louça.

ANÚNCIO

Como surgiu a ideia de desenvolver esse projeto artístico tão peculiar?
A morte do meu avô dentro de casa impactou muito a minha visão sobre despedidas. Um lar é um ambiente sagrado e este ambiente me ajudou a aceitar a perda. A ideia para a série «Nourish» veio do meu desejo de recriar essa experiência em um ambiente cotidiano. Pensei que minha arte poderia ajudar os outros a superar o luto como me ajudou.

Acredita que isso oferece uma nova perspectiva da morte?
Sim. Os objetos ajudam as pessoas a confrontarem a ideia da morte e dá a oportunidade de dividir uma xícara de café com alguém e conversar sobre temas que geralmente são desconfortáveis. Abstrair um símbolo físico da morte em um copo de café presente no cotidiano pode normalizar ideias que muitas vezes causam medo ou ansiedade. O projeto foi feito para ser progressivo, edificante e inspirador.

Como você faz as peças?

Para criar o esmalte de cinza «Nourish», coletamos os ossos e os processamos em pó fino. O pó é adicionado à nossa mistura especialmente desenvolvida de esmalte composta de materiais naturais, incluindo argila, feldspato, sílica e as cinzas. Juntos, eles são colocados para derreter em vidro a 2.400 graus Fahrenheit. Em seguida, cobrimos cada pedaço de cerâmica com o esmalte de cinzas e colocamos tudo em um forno.

Você recebe muitos pedidos de pessoas interessadas nas louças?
Acho que todas as pessoas têm diferentes razões para querer as louças. Algumas pessoas gostam de começar o dia lembrando como é incrível estar vivo e outros preferem tratá-los com precocidade. Eu bebo de um copo Nourish todos os dias porque me inspira. Para mim, ter algo tão poderoso escondido em um objeto tão despretensioso é lindo.

Quantos corpos cremados são necessários para fazer uma xícara?
Leva apenas uma pequena quantidade de cinzas para esmaltar uma xícara de café. Para fazer o esmalte «Nourish», coletei um único osso do corpo de 200 pessoas diferentes e essa quantidade foi suficiente para criar um conjunto de jantar inteiro para 8 pessoas, incluindo pratos, taças, canecas e copos de vinho.

 

Assista à produção das louças:

 

Confira algumas das criações feitas com cinzas:

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias