Recheados de histórias decepcionantes, os livros do autor americano aposentado Philip Roth, hoje com 83 anos, não são exatamente o tipo de material que inspira narrativas hollywoodianas clássicas. Mesmo assim, o diretor James Schamus topou adaptar um de seus romances mais autobiográficos para a telona.
ANÚNCIO
“Indignação” conta a história de Marcus Messner (Logan Lerman), um estudante de origem judaica que se muda de Nova York para Ohio para cursar a universidade e evitar ser convocado para a Guerra da Coreia nos anos 1950. Estudioso e introvertido, ele se vê envolvido pela bela Olivia Hutton (Sarah Gadon), mas o relacionamento com uma jovem de histórico mental frágil parece ir na contramão dos planos traçados para ele pelo diretor da faculdade.
Leia também:
Com uso de mágica, ‘Doutor Estranho’ abre nova fronteira em filmes de herói
Disney está planejando live-action de ‘Branca de Neve e os Sete Anões’
Os livros de Roth podem parecer extremamente masculinos, mas suas personagens femininas são sutilmente complexas. Apesar de Marcus ser o protagonista, é Olivia quem põe a trama adiante.
“Acho que James [Schamus] injetou um tipo de vida nela que não estava no romance. A forma como Roth escreve sobre Olivia é bastante sintomática do período temporal no qual a história se passa. Adoro que ela simplesmente suma no livro sem qualquer explicação. Aquela era uma sociedade na qual não se falava nada”, afirma Sarah.
“Ela é profundamente sensível, e acho que é um presente sentir. Muitas pessoas são dormentes. Boa parte do nosso trabalho é combater a apatia e fazer as pessoas simpatizarem com personagens que elas não conhecem”, diz Lerman, revelado na série de filmes “Percy Jackson”.
“Ela aparenta ser perfeita, mas está quebrada por dentro e tudo o que ela faz vai contra as normas. Olivia foi inspirada em Sylvia Plath, e adoro ler os diários dela. Sylvia é muito engraçada e observadora, esperta e interessante. Esse material me ajudou a equilibrar a personagem”, completa Sarah.
ANÚNCIO
Veja o trailer de «Indignação»: