Entretenimento

Ocupação Glauco exalta cartunista criador do icônico personagem Geraldão

Para completar a trilogia dos cartunistas mais importantes do país, os famosos “Los 3 Amigos”, o Itaú Cultura abre neste sábado (9) a Ocupação Glauco, em homenagem ao artista assassinado em 2010. Os colegas Angeli e Laerte foram tema de mostra em 2012 e 2014, respectivamente.

Com mais de 200 obras, a exposição está dividida em nichos e apresenta diferentes fases de sua vida artística, o que inclui personagens de humor escrachado, como Geraldão e Casal Neuras, além das charges políticas e quadrinhos cheios de críticas sociais que fazem sentido até hoje. A ocupação também traz esboços de desenhos, tiras e materiais inacabados.

Leia mais:
Risadaria promove sessão com acessibilidade total para cegos e surdos
Blink-182 volta à forma em novo álbum ‘California’

“A ideia era celebrar o Glauco e transportar o estilo dele para o nosso espaço, apresentando seus traços abertos e quase sem cenário. Com isso, a mostra ficou clean, mas ao mesmo tempo muito marcante”, explica Carlos Couto, curador do Itaú Cultural que fez parte da equipe de mais de dez pessoas envolvidas na montagem da ocupação.

Líder espiritual

A viúva de Glauco, Beatriz Veniss, também participou da concepção como consultora, principalmente sobre a vida pessoal do artista e seu papel como líder espiritual e fundador da igreja daimista Céu de Maria, em 1997, no Jaraguá.

“Desde que ele se foi, procurei preservar tudo com o objetivo de um dia mostrar a obra dele para o público, de manter vivo seu trabalho”, conta Beatriz. “Mas também queria mostrar sua vida espiritual, como era um homem de mente aberta, com um pensamento moderno”.

Para retratar um pouco mais da personalidade de Glauco, a mostra traz vídeos com depoimentos de amigos de longa data e companheiros de trabalho, como Angeli, Laerte, Nilson Azevedo, seu irmão e também desenhista Pelicano e o editor Toninho Mendes, que trabalhou com o cartunista por mais de dez anos e está relançando o livro “Minorias do Glauco”. 

Veja cartuns e fotos de Glauco:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos