Entretenimento

Sônia Braga rebate críticas do ministro da Cultura sobre protesto em Cannes

Em carta aberta no Facebook, Sônia Braga respondeu às críticas do novo Ministro da Cultura, Marcelo Calero, sobre o protesto do elenco do filme «Aquarius» durante o Festival de Cannes.

«O Ministro da Cultura ofendendo artistas é inadmissível. O senhor está nesse cargo para dialogar, para nos ajudar, para fazer a ponte com quem nos explora», afirmou a atriz.

Leia mais:
Em Cannes, Sonia Braga diz que Brasil está dividido
Em Cannes, atores de ‘Aquarius’ protestam contra as mudanças políticas no Brasil

Recomendados

Nesta semana, Marcelo Calero participou do programa «Preto no Branco», no Canal Brasil, e disse que a manifestação dos artistas causa «prejuízos à reputação e à imagem do país».

Ainda de acordo com o Ministro, foi uma «uma irresponsabilidade quase infantil» comparar o atual momento político vivido pelo país com o do golpe de 1964.

Em rebate a isso, Sônia questionou: «Como pode um Ministro dizer que um ato democrático como o nosso é a representação de um País inteiro?»

Ela também aproveitou para lembrar que o longa «Aquarius», dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi considerado um sucesso de crítica pelo 69º Festival de Cannes.

 

Leia a carta de Sônia Braga na íntegra:

A FOTO É A MESMA O RECADO É NOVO:

Aula de História para o senhor Marcelo Calero, 33 anos de idade.

Eu, só de profissão, tenho 50.

Na época da Abertura, os artistas não tinham sequer uma lei que regulasse a profissão. Essa lei foi promulgada em 1978, depois de muita luta, da qual tive a honra de participar.

Naquela época, acredito, o senhor Marcelo ainda não havia nascido. Por isso, não deve ainda ter tido tempo de aprender sobre os nossos problemas e os nossos direitos.

E pouco se importou, ou não notou, que uma atriz brasileira era campeã de bilheteria do cinema brasileiro e sustentou este título por 30 anos – também ganhando, com filmes brasileiros, além de projeção internacional, muitos prêmios no exterior, promovendo assim o nome de Brasil e de nossa cultura.

Como pode um Ministro dizer que um ato democrático como o nosso é a representação de um País inteiro?

Isso é desconhecimento do que significa plena democracia. Se estivéssemos falando em nome de todos não precisaríamos, evidentemente, fazer o ato.

Uma coisa é certa: estamos juntos.

O Ministro da Cultura ofendendo artistas é inadmissível. O senhor está nesse cargo para dialogar, para nos ajudar, para fazer a ponte com quem nos explora.

A propósito, as críticas para Aquarius foram fabulosas. Quatro estrelas em jornais franceses, italianos, poloneses, russos e três citações no The New York Times. Ponto grande para a imagem da cultura brasileira no exterior.

Senhor Ministro, não podemos perder as nossas conquistas. Sobretudo a mais importante delas, o respeito.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos