Publicada em 1986, “Cavaleiro das Trevas” logo se tornou marco absoluto dos quadrinhos da DC ao apresentar uma versão bem mais sombria e complexa de Batman.
Criado por Bob Kane e Bill Finger em 1939, o atormentado personagem foi reimaginado por Frank Miller como um homem às portas da velhice, amargurado e aposentado que decide voltar à função e, no meio do caminho se depara com vilões e outros heróis, como o Superman, com um olhar já maduro e desencantado do mundo.
ANÚNCIO
Após uma controversa sequência em 2001, o quadrinista retoma o personagem em “Cavaleiro das Trevas 3 – A Raça Superior”, lançada no fim do ano passado nos EUA, que começa a ser editada no Brasil a partir deste mês. Ao todo serão oito álbuns lançados com periodicidade mensal pela editora Panini.
Dessa vez, os desenhos ficaram a cargo de Andy Kubert, e o roteiro se deu a partir de uma parceria entre Miller e Brian Azzarello (“100 Balas”). A história prevê o combate de Batman contra uma horda de kriptonianos que se libertou da cidade engarrafada de Kandor com planos de dominação mundial. O Homem-Morcego já conseguiu vencer Superman antes, mas seria ele capaz de conter um exército de homens de aço?
Leia também:
Após repercussão negativa, Michel Temer busca mulher para secretaria de Cultura
‘Um Brinde à Vida’ traz reencontro de amigas sobreviventes do Holocausto
Duas personagens femininas ganham importância aqui: Carrie Kelly, alçada de Robin a Batgirl, e Lara, a filha superpoderosa do Superman com a Mulher-Maravilha.
Durante passagem pela Comic Con Experience, no fim do ano passado, Miller falou sobre a parceria com Azzarello. “Havia algumas coisas que eu queria que permanecessem. Ainda queria que Superman e Batman não fossem muito com a cara um do outro e sabia que Carrie Kelly permaneceria – adoro o fato de essa próxima geração ser de mulheres”, disse o autor.
Lançada no Brasil com quatro capas alternativas, “Cavaleiro das Trevas 3” deixa no ar qual seria exatamente a raça superior a qual se refere seu subtítulo, um tema ainda sensível não apenas por causa das feridas do Holocausto, mas também pela forma descuidada como a questão racial tem sido enfrentada nos Estados Unidos a partir de uma série de assassinatos de negros desarmados por parte de policiais brancos.
ANÚNCIO
Apesar de ainda não ter concluído a saga, Miller já anunciou que pretende retomar os personagens em uma quarta história, ainda sem data de lançamento, com a qual colocaria um ponto final na saga de Batman.
Novo convidado
Conhecido por ter criado a premiada série de quadrinhos “100 Balas”, o roteirista americano Brian Azzarello, que agora colabora com Frank Miller na produção de “Cavaleiro das Trevas 3” confirmou participação na Comic Con Experience, que ocorrerá entre 1º e 4 dezembro no São Paulo Expo. Os ingressos já estão à venda no site ccxp.com.br e custam entre R$ 74,90 a R$ 999.