Entretenimento

Nova galeria de Inhotim hospeda obras da fotógrafa Claudia Andujar

Conhecido como o maior museu de arte a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim, em Minas Gerais, ganhou sua 19ª galeria permanente.

Dedicado à obra de Claudia Andujar – fotógrafa nascida  na Suíça e radicada no Brasil desde a década de 1950 –, o pavilhão de 1.600 m²  é o segundo maior do parque, abrigando mais de 400 fotografias tiradas por ela na Amazônia brasileira entre os anos de 1970 e 2010. As imagens cobrem a relação da artista com os índios Yanomami.

Leia também:
Quadros ‘flutuam’ em exposição do Masp que resgata projeto de Lina Bo Bardi
Ícone da escultura no Brasil, Sergio Camargo ganha mostra

Dividida em quatro blocos, a exposição inaugural é resultado de cinco anos de pesquisa da curadoria do Instituto em conjunto com Andujar no arquivo da artista.

“A singularidade e a potência da trajetória de Claudia Andujar vêm da  construção  de  um  trabalho  com  um  poder  efetivo  de  intervenção  no  real,  porém feito de costas para o sistema de arte do Brasil”, avalia Rodrigo Moura, diretor artístico do Inhotim e curador da mostra.

Além das fotografias, fazem parte da mostra publicações de época, livros da artista e o documentário “A estrangeira”, produzido pelo Inhotim com direção de Moura.

A partir de  quatro  entrevistas,  realizadas  em  São  Paulo,  no Instituto  e  na  aldeia  Demini,  no Amazonas,  o  filme  conta  a  trajetória  de  Anjudar  desde  a  infância  tumultuada  pela Segunda Guerra Mundial até o envolvimento com os Yanomami e a causa indígena.

Previsto inicialmente para abrir ao público em setembro do ano passado, o pavilhão da artista teve sua inauguração remanejada para abril deste ano – prazo novamente adiado para agora.

A próxima galeria do Inhotim deve ser dedicada a uma instalação do artista dinamarquês Olafur Eliasson.

O Instituto Inhotim fica na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, na rua B, 20. A entrada custa R$25 de terça e quinta-feira, R$ 40 sexta, sábado e domingo e é gratuita às quartas-feiras.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos