Entretenimento

Crônicas de João do Rio inspiram ‘Muitos Homens num Só’, com Vladimir Brichta

Ator contracena com Alice Braga no longa | Divulgação

ANÚNCIO

A desigualdade carioca e o desejo de ascensão social não são fenômenos recentes. O filme “Muitos Homens Num Só”, que estreia nesta quinta-feira, narra a história de um ousado ladrão de hotéis que usa diversos nomes para aplicar golpes na sociedade aristocrática do início do século 20. (Confira o trailer no fim do texto)

Com direção de Mini Kerti, o roteiro é inspirado no livro “Memórias de um Rato de Hotel”, de João do Rio (1881-1921), pseudônimo de Paulo Barreto. O jornalista é famoso pelas crônicas sobre um Rio que passava por transformações estruturais, com reformas sociais e urbanas de viés sanitarista.

No longa vencedor de dez prêmios no Cine PE 2014, Vladimir Brichta dá vida ao protagonista, Arthur Antunes Maciel, conhecido como Doutor Antônio. Segundo o ator, “o maior desafio foi fazer um personagem crível, envolvente e interessante”. O ladrão vira destaque nos jornais graças aos furtos infalíveis. Sua entrada nos hotéis acontece através de cartões de visita com nomes e profissões inventados, sem assumir a identidade de alguém. “Ele não é um ator, é um ladrão cara de pau”, explica Brichta.

Eva Pereira, personagem de Alice Braga, é a amante que transforma a vida de Doutor Antônio. Procurado pela polícia sob orientação de Félix Pacheco (Caio Blat), o gatuno arrisca tudo quando se envolve com a mulher. Ela, por sua vez, vê nesse encontro uma forma de se libertar das amarras do marido, interpretado por Pedro Brício.

“A paixão surge de uma admiração. Eles se encontram em um desejo comum de liberdade, observação e vivência”, explica a atriz, uma das principais representantes do país no cinema hollywoodiano. “Eu amo trabalhar aqui no Brasil. É de onde eu venho, é para onde eu volto.”

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias