De filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, Hollywood está cheia, mas, até então, o público brasileiro não tinha tido a oportunidade de ver retratada a própria participação do país durante o conflito. “A Estrada 47”, que estreia nesta quinta-feira, resolve parte dessa lacuna.
ANÚNCIO
Dirigido por Vicente Ferraz (“Soy Cuba, o Mamute Siberiano”), o longa transporta o público para a Itália do fim de 1944, em Monte Castelo – tomado dos alemães a partir de uma batalha em que a Força Expedicionária Brasileira teve papel fundamental.
Após uma explosão, quatro soldados (vividos por Daniel de Oliveira, Julio Andrade, Thogun Teixeira e Francisco Gaspar) debandam do local e, temendo a acusação de deserção, buscam liberar uma pista minada pelo exército inimigo.
Com sensibilidade, Ferraz volta-se mais ao drama do que à ação ao utilizar os personagens como exemplos dos mais de 25 mil brasileiros na guerra, a maioria jovens despreparados diante de um frio gélido, resultando na defesa de um heroísmo mais realista do que o visto em filmes de Hollywood.