logo
Entretenimento
Entretenimento 28/04/2015

Corpo de Abujamra será velado de madrugada em São Paulo

A cremação do corpo de Abujamra está marcada para quarta-feira | Elisabete Alves/ Ministério da Cultura

A cremação do corpo de Abujamra está marcada para quarta-feira | Elisabete Alves/ Ministério da Cultura

O velório do ator, dramaturgo e apresentador Antônio Abujamra começará às 23h no Teatro Sérgio Cardoso, na Rua Rui Barbosa, no bairro Bela Vista, região central de São Paulo. Ele morreu na manhã desta terça-feira (28), em casa, vítima de infarto. Segundo sua assessoria, a cremação do corpo está marcada para quarta-feira às 13h, no Crematório Vila Alpina, na zona leste da capital.

Adeus ao bruxo

Nascido em Ourinhos (SP), em 1932, Abujamra era formado em filosofia e jornalismo pela PUC do Rio Grande do Sul. Foi na faculdade que iniciou a carreira de diretor. Seu primeiro trabalho foi a peça “Raízes”, em 1961.

Ao longo das três décadas seguintes, dirigiu uma série de espetáculos, entre eles sucessos como “O Inoportuno”, “Muro de Arrimo”, com Antônio Fagundes, e “Um Orgasmo Adulto Escapa do Zoológico”, com Denise Stoklos.

Foi só em 1987, aos 55 anos, que Abujamra iniciou sua carreira como ator. Dois anos depois, surgiu seu personagem mais marcante, o bruxo Ravengar, na novela “Que Rei Sou Eu?”, da Rede Globo.

Desde 2000 Abujamra apresentava o programa “Provocações”, na TV Cultura, onde recebeu centenas de convidados. “Agradecemos o carinho e apoio de todos que têm nos acompanhado ao longo desses 14 anos de programa”, escreveu a produção da atração em nota.

A presidente Dilma Rousseff também se declarou sobre a perda. “Minha solidariedade à família, aos amigos e à comunidade teatral diante da enorme relevância de Antônio Abujamra para as artes em nosso País”.

Na próxima sexta o Canal Brasil exibe às 23h30 o episódio da série “Sonhos de Abu”, com participação de Antônio. A produção tem como idealizador, diretor e personagem principal, seu filho, o músico André Abujamra.

Abujamra