logo
Entretenimento
Entretenimento 27/04/2015

Português e porto-riquenho são finalistas do Metro Super Chef

As receitas de Henrique Antunes, de Portugal, e de Alex Cruz, de Porto Rico, foram eleitas as finalistas do Metro Super Chef, o concurso que convocou interessados pela gastronomia de 12 países a inscrever suas receitas mais especiais. Os dois ganharam um tour gastronômico em Lima, no Peru, onde vão cozinhar e disputar o título de vencedor diante de um júri composto por Gastón Acurio, Mitsuharu “Micha” Tsumura e Héctor Solís. A grande final acontece em julho. Enquanto isso, conheça as receitas campeãs e teste os pratos em casa. A mesa está servida! 

super-chef-finalistas

Pernil de cordeiro recheado com duexelle de cogumelos e pimentões, purê de ervilhas, gallete de bata, glacê de cordeiro e alecrim e ar de alho

Pernil de cordeiro
Pimentões verde e vermelho
Cogumelos Paris
Miolo de pão
Cebola
Alho
Manteiga
Azeite
Sal e pimenta
Salsa picada
Ervilhas
Hortelã
Nata
Batatas
Mirpoix de legumes (cebola, cenoura, alho francês)
Vinho branco
Alecrim
Chouriço
Leite
Lecitina de soja

1) Recheio: Corte os pimentões e reserve. Pique os cogumelos. Num sauté com manteiga, refogue as cebolinhas picadas, coloque os cogumelos e deixe que estes cozinhem e libertem os sucos. Tempere com sal e pimenta, adicione um fio de nata e cozinhe até formar uma pasta de cogumelos. Deixe esfriar e junte a salsa picada. Envolva os ingredientes com miolo de pão e reserve.

2) Perfil: Desosse a carne e a tempere com sal e pimenta. Coloque o recheio, ate com um fio e faça um sauté com o preparado em manteiga clarificada. Leve ao forno a 185ºC até a carne atingir os 55ºC no núcleo.

3) Purê de ervilhas e hortelã: Cozinhe as ervilhas, coe e deixe esfriar em água. Coloque num tacho com um fio de nata, deixe levantar fervura e triture folhas de hortelã e umas pedras de gelo. Passe a mistura por uma peneira para retirar as cascas das ervilhas. Reserve umas ervilhas para a montagem do prato.

4) Galllete de batata: Lave e descasque a batata e reserve em água. Corte finamente. Sobreponha os círculos até formar uma “bolacha” e pincele com manteiga. Num sauté com azeite, core a batata de ambos os lados e adicionar uma pitada de manteiga no final. Transfira com cuidado para uma forma e, antes de levar ao forno, tempere com sal e pimenta.

5) Glacê de cordeiro e alecrim: Leve os ossos do pernil ao forno e adicione metade do mirpoix de legumes. Quando estiverem bem torados, passe para um tacho e deglaceie o tabuleiro com vinho branco. Adicione água até cobrir o preparado e deixe reduzir. Coe e aromatize com um ramo de alecrim. Monte o molho com uma pitada de manteiga.

7) Chouriço desidratado: Corte o chouriço e leve ao forno a 80ºc até ele ficar crocante.

8) Ar de alho: Cozinhe o alho três vezes em águas diferentes e o coloque num tacho com nata. Cozinhe, triture e emulsione com lecitina de soja.

 

Peito de frango recheado acompanhado de batatas vermelhas e tomates campari ao forno

Peito de franco
Alcaparras
Orégano
Coentro
Manteiga de Alho
Azeite
Vinagre
Sal e Pimenta
Alecrim
Manjericão
Batata Vermelha
Tomates campari
Manteiga
Salsa
Mandioca

1) Pegue o peito de frango já desossado e faça um corte de borboleta. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Tempere também com um pouco de coentro, orégano, alecrim, manjericão. Acrescente um pouco de azeite, vinagre e manteiga de alho. Misture e incopore os ingredientes ao peito.

2) Ferva as batatas vermelhas.

3) Descasque a mandioca e a ferva em água com um pouco de sal. Quando estiver macia, prepare-a como um risoto cremoso. Misture a ela um pouco de manteira, sal, pimenta, azeite, coentro e salsa.

4) Abre o peito e o recheie com a mandioca.

5) Forre uma forma com papel alumínio e regue com um pouco de azeite para que o peito não grude nele. Coloque a carne rechada nela e leve ao forno a 160ºc entre 25 e 30 minutos.

6) Após 10 minutos no forno, jogue as alcaparras por cima e acrescente os tomates ao lado.

7) Retire do forno e monte o prato.

Captura-de-Tela-2015-04-27-às-19.45