logo
Entretenimento
Entretenimento 24/04/2015

Parceria de La Fontaine e Chagall ganha mostra no Centro Cultural Correios

O fabulista francês Jean de La Fontaine morreu em 1695, quase três séculos antes de o pintor russo Marc Chagall nascer. Ainda assim, os trabalhos deles parecem conectados por uma parceria nata – tanto que Marc Chagall foi convidado em 1927 a ilustrar com suas sombras e traços grossos todos os irônicos textos do escritor francês.

Pela primeira vez em exposição no Brasil, os trabalhos dos dois vêm a São Paulo em conjunto. Ao todo, são 97 gravuras criadas por Chagall, que ficarão expostas a partir deste sábado no Centro Cultural Correios.

As obras foram divididas de acordo com suas temáticas em nove grupos de dez histórias e outro grupo com sete obras de contextos similares. Elas vêm expostas acima das histórias que originaram o desenho. Dez fábulas também serão disponibilizada em áudio – entre elas, “A Galinha dos Ovos de Ouro”, “A Lebre e a Tartaruga” e “O Lobo e a Cegonha”.Essas mesmas histórias foram apresentadas ainda em formato de livreto.

Neste sábado e nos dias 9 e 23 de maio e 6 de junho, sempre às 11h30, os visitantes também vão poder conferir um show com os músicos Luciano Oze, Ricardo Ramesh e Marco Aurélio em torno do universo dos artistas. “Trata-se de uma oportunidade rara de conhecer esta série em que o mais importante artista plástico judeu do século 20 recria plasticamente a fina ironia dos  textos franceses”, diz o curador da mostra, Enock Sacramento.