logo
Entretenimento
Entretenimento 12/04/2015

Fábio Moon e Gabriel Bá adaptam ‘Dois Irmãos’, de Milton Hatoum, em graphic novel

Reprodução

Reprodução

Os “dois irmãos” aos quais o título do romance de maior sucesso do amazonense Milton Hatoum se refere são gêmeos, tal qual os quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá. A “coincidência” gerou um convite para a dupla vencedora do prêmio Eisner por “Daytripper” adaptar o livro para graphic novel.

“Uma coisa que a gente consegue passar bem é a emoção dos gêmeos com os outros personagens e o jeito como eles os enxergam”, diz Bá. Já a história pouco tem a ver com a dupla: Yaqub e Omar são irmãos de personalidades distintas, separados na adolescência e, mais tarde, pela tragédia e o ódio.

O roteiro ressalta a poesia do romance de Hatoum ao apostar na delicadeza para retratar as emoções dos personagens. “Essa é uma das coisas que a gente gosta de fazer em HQ, que é poder dar detalhes visuais que passam emoções. Talvez as pessoas não percebam esse potencial”, diz Moon.

“Dois Irmãos” - Fábio Moon, Gabriel Bá e Milton Hatoum (CIA. das Letras, 232 págs.,  R$ 40)

“Dois Irmãos” – Fábio Moon, Gabriel Bá e Milton Hatoum
(CIA. das Letras, 232 págs., R$ 40)

Os traços, todos em preto e branco, também reforçam essa sensação. “Passamos uma semana em Manaus para fazer pesquisa. Foi importante entender geograficamente a cidade, que é uma personagem. O preto e branco é um esforço a mais de interpretação do cenário e das cores e combinava com esse texto mais poético”, completa Bá.

A adaptação exigiu um trabalho de fôlego e custou quatro anos, mas o resultado anima os artistas, que já venderam os direitos da obra para a França e os EUA.

Lançamento: Na Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073, Conjunto Nacional). Nesta segunda-feira, às 19h30, papo com Bá, Moon, Hatoum e André Conti). Autógrafos a partir das 20h45.

Scan-2

Scan-1