logo
Entretenimento
Entretenimento 10/04/2015

Expoente da cena mineira, grupo teatral Espanca! se apresenta em São Paulo

Grupo faz a première de ‘Dente de Leão’, no qual adolescentes questionam papéis da sociedade | Gabriel Caram/Divulgação

Grupo faz a première de ‘Dente de Leão’, no qual adolescentes questionam papéis da sociedade | Gabriel Caram/Divulgação

Em dez anos de trajetória, o mineiro Grupo Espanca! colecionou prêmios importantes, como o Shell e o APCA, e também consolidou um capricho especial na construção de suas dramaturgias.

Se antes o foco dos trabalhos era a intimidade e os afetos das relações familiares, nos últimos anos a trupe tem sido movida cada vez mais pela política.

O público de São Paulo vai poder conferir a evolução desse processo em uma mostra com três espetáculos do repertório do grupo, além da estreia paulistana de “Dente de Leão”, que abre a temporada neste fim de semana no Sesc Ipiranga (de qui. a sáb., às 21h; dom., às 18h; R$ 20; até 16/4).

“Foi algo muito natural seguirmos por esse caminho”, explica o diretor Marcelo Castro em relação à mudança de rumos. Com texto original de Assis Benevuto, “Dente de Leão” coloca em foco adolescentes que questionam os papéis impostos pela sociedade a partir do momento em que uma garota apresenta a própria família como projeto em uma feira de ciências do colégio. “Desde o argumento da peça já víamos aí muitas coisas sobre as quais queríamos falar, como o potencial contestador da juventude e também vários pensamentos sobre o próprio fazer teatral e os papéis que a gente representa”, define Castro.

Untitled-1