logo
Entretenimento
Entretenimento 07/04/2015

Argentinos do Fuerza Bruta estimulam sentidos do público no espetáculo ‘Wayra’

Artistas buscam interação com plateia na peça ‘Wayra’ | Ale Frata/Codigo19/Folhapress

Artistas buscam interação com plateia na peça ‘Wayra’ | Ale Frata/Codigo19/Folhapress

Não é à toa que o espetáculo que o grupo argentino Fuerza Bruta apresenta a partir desta quarta-feira no Ginásio Mauro Pinheiro se chama “Wayra”. No idioma quéchua, a palavra quer dizer “vento”, e o elemento é uma constante ao longo da apresentação – seja sustentando um imenso toldo de plástico transparente que separa o público dos artistas ou revirando quilos e mais quilos de papel picado colorido por cima da cabeça da plateia, convidada a ficar de pé no centro da arena, a se deslocar e até a mesmo a “voar” com eles durante o show.

A fórmula do Fuerza Bruta continua a mesma que o grupo adotou em sua turnê anterior pelo Brasil, em 2008. Mas, segundo o gerente da companhia, Mariano Fernández, “Wayra” é ainda mais completo. “Esse é um espetáculo para os sentidos, participativo, onde o público é parte dele e se espera que ele interprete e viva a experiência. É um espetáculo que tem a ver com o urbano, o carnaval e apela a todos os sentidos”, afirma.

A apresentação é a mesma que já reuniu 500 mil espectadores no circuito off-Broadway, em Nova York, onde continua em cartaz.

Segundo Fernández, o contato com públicos diferentes altera o roteiro. “Sempre há coisas a serem descobertas e o espetáculo também muda. A experiência é sempre diferente.”

Ao fim, o que importa mesmo é a diversão. “Tudo sempre termina em clima de festa”, sentencia Fernández.

Serviço: No Ginásio Mauro Pinheiro (r. Abílio Soares, 1.300, Paraíso). Estreia nesta quarta. Qui. e sex., às 21h; sáb., às 18h e 21h; dom., às 17h. De R$ 160 a R$ 190. Até 31/5.