Entretenimento

Mostra ‘Easy Riders’ reúne filmes de 1960 e 1970 em São Paulo

A partir desta quarta-feira, dia 21, a mostra «Easy Riders – O Cinema da Nova Hollywood» reúne os filmes mais significados do movimento que foi a renovação do cinema americano, entre as décadas de 1960 e 1970.

Além de exibir os longas-metragens mais importantes, como «O Poderoso Chefão», «Easy Rider» e «Tubarão», o evento também traz os filmes que tiveram importância decisiva na cultura e na indústria de cinema americana, tal como «Halloween».

A curadoria da mostra, feita por Paulo Santos Lima e Francis Vogner dos Reis, selecionou trabalhos com os quais muitos jovens diretores impuseram sua marca ao abordar temas tabus por meio de instigantes formas narrativas e, assim, conseguiram um destaque no cinema moderno mundial, além de influenciarem as últimas quadro décadas do cinema.

A programação ainda inclui debates com curadores e com críticos de cinema. Além do CCBB de São Paulo, o evento também acontecerá no CCBB de Brasília (de 14 de janeiro a 9 de fevereiro) e no CCBB do Rio de Janeiro (de 28 de janeiro a 16 de fevereiro). Confira a programação completa aqui.

Nova Hollywood

Nos últimos anos, o termo Nova Hollywood se oficializou como a definição mais satisfatória da virada moderna do cinema americano. Trata-se de um fenômeno extremamente significativo para a história do cinema, tanto pelo que representou como modernização cinematográfica quanto pelos cinemas que surgiriam a partir dali.

Nessa experiência, a indústria americana se reinventou com novos temas e novas formas, entre a segunda metade dos anos 1960 e a primeira metade dos anos 1970, por meio de cineastas como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Brian De Palma, oriundos das universidades e influenciados pelos novos cinemas europeus.

Serviço

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: R. Álvares Penteado, 112 – São Paulo, SP
Quando: quarta a segunda, das 9h às 21h
Temporada: até 9 de fevereiro
Quanto: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia) Mais informações: (11) 3113-3651

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos