Entretenimento

Príncipe Harry diz que falta de conscientização sobre HIV é um ‘absurdo’

O príncipe britânico Harry criticou o «absurdo» da falta de conscientização para os jovens sobre o HIV, dizendo que estes muitas vezes não sabem sobre o vírus até ser tarde demais.

Harry, de 32 anos, que se tornou um ativista proeminente de campanhas sobre HIV e Aids por meio de sua instituição de caridade Sentebale, criada em 2006 para ajudar crianças da África, disse que o HIV precisa ser tratado como qualquer outra doença e sem estigmas.

Leia mais:
Príncipe Harry confessa que quis sair da família real
Príncipe Harry revela como lidou com ataques de pânico após a morte de sua mãe

Recomendados

A Aids é a segunda causa de mortes mais comum entre adolescentes em todo o mundo e a principal entre adolescentes de 10 a 19 anos na África, de acordo com o programa UNAIDS da Organização das Nações Unidas (ONU).

«Para mim é totalmente absurdo na sociedade de hoje que os jovens, a primeira vez em que eles tomam conhecimento ou a primeira vez em que ouvem sobre HIV e Aids provavelmente seja quando já é tarde demais», disse Harry durante uma visita à Escola de Higiene e de Medicina Tropical de Londres nesta semana.

Dados mostram que cerca de 36,7 milhões de pessoas de todo o mundo têm o HIV, que é transmitido pelo sangue, sêmen e leite materno. Só cerca de metade delas tem acesso a tratamentos, e muitas não sabem ter o vírus.

A campanha de combate à Aids de Harry é uma continuação do trabalho de sua falecida mãe, a princesa Diana, que abriu a primeira unidade de HIV/Aids do Reino Unido em Londres em 1987 e gerou manchetes por apertar a mão e beijar um paciente de Aids durante uma visita a um hospital.

Harry, que é o quinto na linha sucessória ao trono, criou a Sentebale depois de visitar Lesoto em 2004 e ver por si mesmo as crianças afetadas pela epidemia de HIV/Aids, o que o levou a filmar um documentário ali em 2005.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos