Ou seria o tal cheesecake japonês? Tanto faz, já que falamos de um meio cheesecake meio bolo, que eu nem dava muita confiança, mas, depois que fiz e provei, me perguntei: como foi que passei a vida até aqui sem comer isso? Eu já vi muita gente com muito medo de fazer o bolo japonês, acho que o fato de não ir fermento (ele monta com as claras em neve bem batidas) assusta. Mas vou dar aqui dicas de ouro e uma receita que eu já fiz várias vezes e deu muito certo, mesmo com o forno mequetrefe que tenho em casa.
Dicas
- Não esquente muito a mistura no fogo, apenas amorne a ponto de derreter a manteiga, mexa bem até homogeneizar;
- Bata as claras em neve na menor velocidade da sua batedeira até ficarem bem espumosas e volumosas. Coloque o açúcar devagar, em três vezes, a primeira, só depois que as claras já estiverem “montadas”;
- Não unte a forma, só coloque um disco de papel manteiga no fundo;
- Se, assim como eu, você tem um forno que começa a 180º, coloque uma assadeira com água na grade de baixo, além da assadeira para o banho-maria. A umidade compensa o calor a mais;
- No meu forno, esse bolo fica assando por mais ou menos 1h30. Mas vale cada minuto.
Ingredientes
- 200g de cream cheese
- 55g de manteiga sem sal
- 140g de açúcar
- 80ml de leite
- 90g de farinha de trigo
- 6 ovos
- 70g de açúcar
- Suco e raspas de um limão siciliano
- Uma pitada de sal
Modo de fazer
Pré-aqueça o forno mais baixo possível (a melhor temperatura seria 150º, mas veja nas dicas como compensar isso se o seu forno começar em 180º). Coloque em uma panela a manteiga, o leite, o sal, 70g do açúcar e o cream cheese e leve ao fogo só até derreter e homogeneizar. Quando estiver morna, junte a farinha peneirada e as gemas, faça uma mistura bonita e reserve.
Bata as claras em neve, como sugerido nas dicas, com 70g de açúcar o suco de limão (adicione aos poucos), até ficar em picos macios.
Adicione 1/3 das claras na mistura reservada, mexendo delicadamente de baixo para cima. Adicione ao restante das claras em neve e mexa em movimentos delicados, de baixo para cima, até ficar homogêneo. Coloque na forma e asse em banho-maria, até ficar dourado por cima. Cheesecakes não devem ser assados rapidamente, para que fiquem com uma textura bem cremosa. Deixe descansar mais 15 minutos no forno desligado. Desenforme frio e seja feliz.
Lara De Novelli é jornalista e cozinheira formada pelo Senac no curso Cozinheiro Chef Internacional, adora um fogão e é um ótimo garfo.
Quando quiser falar comigo, mandafoods@metrojornal.com.br ou Instagram: @laradenovelli