Colunistas

Cuide da saúde mental do seu filho durante a quarentena

As mudanças na rotina por causa da pandemia do coronavírus têm deixado todos apreensivos – e seus filhos
não estão imunes a isso. Não por acaso instituições como OMS (Organização Mundial de Saúde) e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estão preocupadas com a saúde mental das crianças.

Recentemente, ambas as organizações divulgaram cartilhas de orientação para os pais, sobre como explicar essa crise mundial aos pequenos. “Uma conversa aberta e cuidadosa com as crianças pode ajudá-las a entender, lidar e até dar uma contribuição positiva para os outros”, afirma Florence Bauer, representante do Unicef no Brasil. Confira as dicas da OMS para apoiar o bem-estar mental e psicossocial das crianças durante a pandemia:

  1. Ajude seus filhos a expressar seus sentimentos. Promover atividades criativas, como brincadeiras e desenhos, pode facilitar o processo de falar sobre medo e tristeza. As crianças sentem-se aliviadas se puderem expressar e comunicar seus sentimentos em um ambiente seguro e solidário.
  2. Mantenha os laços familiares. Mantenha as crianças próximas aos pais e à família, se isso for considerado seguro para elas. Se uma criança precisar ser separada de seus cuidadores, garanta que ela seja cuidada de forma adequada por terceiros e que terá o contato regular com os pais por meio de ligações telefônicas ou vídeo.
  3. Siga uma rotina. Organize uma rotina de atividades diárias para as crianças, sempre que possível, incluindo tarefas que envolvam aprendizagem. Estimule a criança a brincar e socializar, ainda que restrito ao grupo familiar.
  4. Esclareça as dúvidas. Fale sobre a covid-19 de maneira honesta e apropriada, ajudando-os assim a aliviar a ansiedade. As crianças observam os comportamentos e emoções dos adultos em busca de dicas sobre como gerenciar suas próprias emoções em tempos difíceis

Tags

Últimas Notícias