Não é muito frequente que um morcego ataque uma pessoa. No entanto, devemos saber que esse animal pode portar algumas doenças que podem ser transmitidas para os seres humanos, como raiva, henipavírus e síndrome respiratória severa.
ANÚNCIO
É importante ressaltar que uma porcentagem muito baixa da população dessa espécie está infectada, sendo, no total, menor que o número de cães com raiva que moram na rua.
O fato é que os morcegos portadores de raiva se desorientam com mais facilidade e não conseguem voar bem. Por esse motivo, é mais provável que se escondam nos tetos das casas ou até entrem nos lares.
Cuidados
Segundo o dr. Cláudio Machado, pesquisador biólogo do Instituto Vital Brazil, é preciso tomar certas precauções para evitar que os morcegos causem problemas aos homens e a outros animais, principalmente em áreas de grande população da espécie. Uma delas é colocar arame nas portas e janelas onde dormem homens e animais, cobrir frutas com sacos para que não sejam estragadas pelos morcegos frugívoros, entre outros.
Caso seja descoberta uma ‘’toca’’ nas instalações rurais, o proprietário deve esperar chegar a noite, quando os morcegos deixam seus abrigos, e realizar uma vedação no local para que, não tendo como voltar, os morcegos procurem outro lugar para se alojarem.
Não maltrate!
Não é necessário ter medo ou maltratar os morcegos. Eles desempenham um papel ecológico muito importante como polinizadores e controladores de pragas de insetos, por isso não devem ser combatidos. Dessa forma, devemos aprender a conviver com esses animais. Fique bem, cuide-se bem!