Colunistas

Dicas espertas para aproveitar 100% dos alimentos

Você sabia que o Brasil está entre os 10 países com maior índice de desperdício de alimentos do planeta? 60% do nosso lixo doméstico brasileiro é composto por restos de comida e alimentos estragados. A nutricionista Valéria Paschoal, diretora da VP Nutrição Funcional e embaixadora da campanha Stop Food Waste, contra o desperdício de alimentos, dá sugestões de como podemos aproveitar melhor as frutas e legumes e, desse modo, contribuir para combater o problema.

ANÚNCIO

  1. Compre legumes, frutas e verduras de época, mais nutritivos e mais baratos.
  2. Faça as compras na feira ou, de preferência, direto do produtor.
  3. Na feira, peça os alimentos (brócolis, couve-flor, cenoura, beterraba) com as folhas e talos, ricos em vitaminas e fibras.
  4. Para aproveitar as folhas e talos: pique os talos em pedacinhos e congele (misture nas sopas, nas farofas, nos refogados). Use as folhas no suco verde e em refogados.
  5. Folhas dos brócolis: lave, coloque na água fervente e retire em seguida. Recheie com arroz 7 cereais e faça “charutinhos”.
  6. Banana supermadura: congele com a casca ou sem ela e use para substituir o açúcar no preparo de sucos como maracujá ou cupuaçu. «Além de ser adoçante natural, ela tem efeito prebiótico (nutre os microorganismos do bem do nosso intestino), melhorando a imunidade e ajudando a regular hormônios como a serotonina, responsável pelas sensação de bem-estar”, diz Valéria..

 

Renato Caleffi, chef e sócio do restaurante orgânico Le Manjue,  em São Paulo, dá suas dicas. Ele também é embaixador da campanha contra o desperdício.

Recomendados

  1. Congele sobras de pão, legumes, talos e folhas para usar nas receitas.
  2. Farofa nutritiva: torre a sobra dos pães e triture no liquidificador ou processador com castanhas (amêndoa, castanha de caju, castanha do pará, amendoim) e páprica ou outro tempero. Salpique sobre a comida, sopa, macarrão ou salada.
  3. Suco de casca da manga ou abacaxi com gengibre (rico em nutrientes): lave bem a fruta, descasque-a e bate as cascas com água, gengibre ou hortelã. Coe e beba.
  4. Aperitivo de cascas de cenoura: lave bem a cenoura, tira a casca, coloque as tirinhas numa assadeira para assar e desidratar. Quando estiverem crocantes, polvilhe um pouco de sal sirva.
  5. Catchup natural (feito com as pontas e partes feitas do tomate congeladas): coloque  150 gramas de tomate (de preferência orgânico) picado numa panela com 300 mililitro de vinagre de maçã orgânico e 150 gramas de açúcar. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre, até o  tomate desmachar. Passe no processador, coe e leve ao fogo baixo, apurando até chegar ao ponto de geleia.

Movimento global
A campanha Stop Food Waste é uma iniciativa do Grupo Compass, maior empresa de serviços de alimentação coletiva do mundo, com atuação em mais de 55 países. Cerca de 30 países já aderiram. No Brasil, a ação acontece por meio da GRSA|Compass, que é responsável pela alimentação diária de mais de dois milhões de pessoas. A meta global é reduzir o desperdício de alimentos em 50% até 2030. A campanha contra o desperdício busca também informar e inspirar a população em geral sobre como combater o problema e aproveitar melhor 100% dos alimentos.

Vamos fazer a nossa parte?

 

Nos vídeos abaixo, o chef Caleffi dá dicas de como aproveitar 100% dos alimentos em workshop para a imprensa no Stop Food Waste Day, dia de combate ao desperdício de alimentos. Confira:


Tags

Últimas Notícias