Colunistas

Você conhece o sussurrofone?

Ler em voz alta diante dos colegas pode ser um pesadelo para as crianças, principalmente quando elas ainda estão no processo de alfabetização ou quando estão lendo num idioma novo, como o inglês. Atenta ao constrangimento de alguns estudantes quando lhes é solicitado ler em voz alta, a professora de inglês belo-horizontina Lucienne de Castro Gomes começou a pesquisar recursos para ajudá-los a superar essa limitação e descobriu o whisper phone, o telefone do sussurro.

Trata-se de um instrumento que permite a captação individual da voz, a amplificação e o retorno desse som somente para quem o está utilizando.

Com o sussurrofone, o estudante escuta a própria voz com nitidez, mesmo quando fala baixinho, como o que acontece quando se fala algo com os dois ouvidos tampados.

Recomendados

Muito utilizado em escolas americanas, o whisper phone é comercializado na internet, por lojas dos Estados Unidos, a um valor médio de 110 dólares por unidade. A professora Lucienne, no entanto, descobriu uma maneira de fazer uma versão artesanal, utilizando tubos de PVC. Fez 15 aparelhos gastando apenas 65 reais.

Depois de testar com os próprios filhos, em casa, a professora mineira levou a engenhoca para a escola pública onde trabalha: fez o maior sucesso. Agora, o modelo já é usado por várias escolas da rede municipal de ensino da capital mineira. Segundo Lucienne, o aparelho também é muito útil para aluno com dislexia, que aprendem melhor com o som. “Em vez de o professor apontar os erros, ele se ouve e se corrige”, explica.

Faça você mesmo para seu filho

Seu filho está com dificuldade no processo de leitura? Quer ajuda-lo a identificar os próprios erros? Usar o método da professora Lucienne Gomes é muito fácil. No mínimo, vai ser uma experiência divertida. Confira abaixo:

O que vai precisar:

  1. 10 cm de cano de PVC 1,5’’
  2. 2 joelhos de 40 mm
  3. 5 cm de adesivo colorido para enfeitar o fone

Como fazer:

  1. Corte o cano de PVC com um serra e encaixe os joelhos, não é necessário colar.
  2. Para ficar mais atraente, use um adesivo colorido para cobrir o tubo.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos