Colunistas

Asma: alerta ligado no inverno

Hoje, dia 21 de junho, é comemorado o Dia Nacional de Controle da Asma. A doença atinge cerca de 20 milhões de brasileiros e é responsável por cerca de 3 mil mortes por ano, sendo a quarta em motivo de internação no país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são 300 milhões de pessoas no mundo com a doença. O Dia Nacional de Controle da Asma é comemorado no mesmo dia do início do inverno no Brasil. A estação é responsável pelo aumento de 35% a 50% nos casos de internação de doenças respiratórias.

Pílulas
Sinais e sintomas                      
Os sinais e sintomas mais comuns da asma são a falta de ar, o broncoespasmo (chiado no peito) e a tosse. Muitos pacientes também se queixam de sensação de peso ou compressão no peito. Uma característica típica da asma é o agravamento dos sintomas à noite.

Tratamento                        
O tratamento é feito por toda a vida e consiste no uso de remédios inalatórios e em evitar o contato com os agentes que podem desencadear uma crise asmática, como animais, tapetes, cortinas e poeira, por exemplo. Como a doença não tem cura, o asmático deverá utilizar a “bombinha da asma” diariamente, por toda a vida. A prática regular de exercícios físicos também é indicada para o tratamento e controle da asma, já que melhora a capacidade cardíaca e respiratória do indivíduo. Entre eles, destaca-se a natação, pois fortalece os músculos respiratórios. Em relação a esse esporte, é melhor que seja realizado em áreas livres, evitando as piscinas fechadas, tratadas com cloro, já que ele é um irritante das vias aéreas e pode desencadear a crise. Lembre-se, todo paciente com asma, com mais de 6 meses de idade, deve se vacinar contra a gripe.

Fique bem, cuide-se bem!

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos