A bancada do PMDB na Câmara bateu o martelo durante reunião na residência do líder do partido, deputado Baleia Rossi (SP): a executiva do partido será provocada a fechar questão a favor da reforma da Previdência. Para isso, será preciso recolher metade das assinaturas dos deputados federais para levar o pedido à executiva. Lideranças da Câmara querem que o assunto esteja definido até semana que vem.
Ou vai ou racha
O fechamento de questão obriga todos os deputados a votarem conforme a orientação do partido, sob pena até de expulsão.
Melhor prevenir
A maioria dos deputados do PMDB defende a reforma da Previdência, mas o partido avalia que não pode se dar ao luxo de perder um só voto.
Votos necessários
Os deputados do PMDB favoráveis à aprovação da reforma garantem que haverá votos suficientes para o fechamento de questão.
Esfregando as mãos
O presidente nacional do PMDB, Romero Jucá (RR), evita declarações peremptórias de apoio ao fechamento de questão, mas espera por isso.
Amazonas terá campanha difícil e cara, este ano
Do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB), ao senador Omar Aziz (PSD), todos no Amazonas desejam o lugar do ex-governador José Melo, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, mas quem quiser o cargo terá de derrotar o senador Eduardo Braga (PMDB), que lidera pesquisas quando Amazonino Mendes não é incluído nelas. A campanha será tão curta quanto cara e difícil, em razão das distâncias, digamos, amazônicas entre os municípios. Isso desanima os políticos.
Reeleição à vista
O eleito, na disputa pelo governo do Amazonas, poderá disputar a reeleição em 2018, após o curto primeiro mandato de um ano e meio.
Lista extensa
O deputado Alfredo Nascimento (PR), o deputado Arthur Bisneto (PSDB) e Marcelo Ramos (SD) são cotados, no mínimo, para vice.
Ramos declinou
Sondado, o ex-candidato a prefeito de Manaus Marcelo Ramos (SD) declinou da chance de ser vice o de Amazonino Mendes.
Antro da corrupção
O juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara do DF, definiu o Instituto Lula, que mandou fechar, como “local de encontro para a perpetração de vários ilícitos criminais”. Autêntico antro da corrupção.
Idas e vindas
O veterano presidente Michel Temer ironizou a hostilidade do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), dias atrás: “Ele é de idas e vindas, quem sabe volta…”. Não deu outra: ontem, o “rebelde” voltou ao Planalto.
Onde tudo começou
A foto do senador José Serra (SP) em rede social, ao lado de Carina Vital, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), teve toda pinta de volta às origens. Serra presidiu a UNE nos anos de chumbo.
Ganhando no grito
Carlos Marun (PMDB-MS), da comissão da Reforma da Previdência, promete levar ao plenário uma emenda para beneficiar, que absurdo, agentes penitenciários que tocaram o terror em Brasília.
Quem cuida de índio
O novo presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas, além de pertencer à etnia mura, é general. Quem já esteve na selva sabe que é o Exército, e não padres ou ONGs, que de fato cuida dos índios.
Excursão a Curitiba
Rodrigo Maia transferiu para esta quarta-feira (10) a reunião do colégio de líderes, mas só com governistas, porque a petelhada passou a mão no dinheiro público para comprar passagens e se mandar para Curitiba.
Público e privado
Em 2009, o então presidente Lula admitiu ter pago viagens para sindicalistas com verba da Câmara, quando foi deputado nos anos 1980. “Não via problema” em fazer o contribuinte otário pagar a conta.
Combate ao câncer
A Uber, terror dos taxistas, vai oferecer viagens de graça a todos que participarem da Corrida Graacc (Apoio a Adolescentes e Crianças com Câncer), cuja renda será toda revertida para o combate da doença.
Pensando bem…
… José Dirceu deve ter bronca da sogra: apesar dos protestos, escolheu ir para a casa dela, queimando o filme da senhora.