Colunistas

Dia Mundial da Saúde: Depressão

edimilson-migowskiPara o Dia Mundial da Saúde de 2017, lembrado em 7 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) deu início a uma campanha sobre depressão, transtorno que pode inclusive atingir crianças. A organização trabalha com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português), em uma iniciativa que reforça a existência de prevenção e tratamento da depressão, considerando que ela pode levar a graves consequências. O Brasil é o terceiro país em depressão no mundo e, apesar do aumento progressivo da venda de antidepressivo, cada vez mais pessoas se deprimem.

Pílulas

Sinais e Sintomas                      

Segundo o Psicólogo Luiz Ainbinder, a depressão afeta pessoas de todas as idades e condições sociais e de todos os países. A doença traz grande sofrimento mental e afeta a capacidade das pessoas para realizar até mesmo as mais simples tarefas diárias. Segundo a ONU, esse distúrbio é a principal causa de incapacidade no mundo, podendo ocasionar perturbações na vida familiar, escolar e ambiente de trabalho.  Tristeza profunda, distúrbios do sono, pensamentos negativos, apatia, desleixo com a aparência, sentimento de vazio e pensamentos suicidas.

Existe solução!

A depressão pode ser prevenida e tratada.         Uma melhor compreensão do que a depressão é e como atua ajuda a reduzir o estigma associado                                  à doença, além de levar a um aumento no número de pessoas que buscam tratamento. Fique bem, cuide-se bem!

charge-edimilson

Professor de Medicina e presidente do Instituto Vital Brazil, Dr. Edimilson Migowski escreve às quartas-feiras.

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos