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Feedback

vania-goulart- lopes300Coluna feita em resposta a questão de leitor:  O feedback é uma palavra do inglês que significa “retorno”. Ou seja: o retorno ou a percepção do outro sobre os resultados que uma ação provocou. É uma palavra totalmente integrada ao ambiente empresarial e que hoje tem muita força numa relação saudável entre gerência e subordinados.

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A maioria das pessoas se esforça para crescer e ser reconhecida. É um desejo genuíno. Uma das formas de se obter reconhecimento é com o processo de feedback. Mas nem todas as empresas veem esse retorno como algo aplicável. Sua utilização se encontra de forma hierarquizada e com pouco aproveitamento para um desenvolvimento sustentável.

O feedback foi desenvolvido com o objetivo de dar um retorno para o funcionário sobre seu desempenho na empresa. É o mecanismo que sustenta a avaliação de desempenho, uma ferramenta que foi disseminada pelas empresas com o intuito de desenvolver a capacidade dos funcionários de uma forma estruturada. As que adotaram essa estratégia as usam de acordo com seus valores e possibilidades. Há casos em que o gerente posiciona o funcionário sobre o que está bom,  mas, principalmente, sobre o que deve melhorar.

Em outras situações, o funcionário faz sua autoavaliação; e seu gerente, também, para, posteriormente, discutirem suas percepções e fazerem os ajustes em prol de um crescimento desejável. O processo de feedback, quando bem feito, com base em fatos e dados, com evidências de ações, é uma prática que incentiva o engajamento do funcionário e estimula o maior alinhamento à estratégia da empresa.

É muito importante seguir algumas regras para obter efeito motivador e/ou de desenvolvimento. Seguem dicas:

• Arrume um local adequado, calmo e sem interferência para o feedback.

• Escolha um momento tranquilo, de preferência no início do dia, quando todos estão com bastante energia.

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• Quebre o gelo, explique claramente como é processo e quais são as etapas.

• Descreva os fatos positivos e negativos, por meio de exemplos, sem julgamento,com clareza em relação a seus efeitos.

• Escute a percepção do seu funcionário.

• Construa um plano de ação para manter as ações positivas e para evitar as atividades que não surtiram os resultados adequados. E defina ações para o crescimento.

Use essa ferramenta como suporte para as conquistas que espera. Cada funcionário satisfeito e alinhado em busca de um desenvolvimento é um ponto a mais para sua empresa crescer.

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