Os meniscos são estruturas fibrocartilaginosas muito resistentes localizadas no interior dos joelhos entre o fêmur e a tíbia.
ANÚNCIO
Possuímos dois meniscos semi-circulares por articulação, o menisco lateral e o menisco medial, que protegem seus respectivos compartimentos. A principal função dos meniscos é amortecer o impacto articular. São fundamentais para evitar o desgaste da cartilagem articular. As lesões meniscais podem ser separadas em dois grupos. Traumáticas que ocorrem devido a trauma esportivo e as degenerativas que ocorrem por falência natural desta estrutura.
Focaremos nas lesões esportivas que acometem a população de adultos jovens expostos a uma atividade esportiva de risco.
Esportes como futebol e lutas como o jiu-jitsu são modalidades que podem originar estas lesões. Um movimento de rotação abrupta da tíbia em relação ao fêmur com joelho fixo chamamos entorse. Este é o mecanismo responsável pela maioria das lesões meniscais. Os sintomas são dor aguda e limitante, inchaço (que costuma ser tardio e discreto) e por vezes bloqueio desta articulação impedindo seu movimento.
O diagnóstico se faz através de testes clínicos e com base na história relatada pelo atleta. A confirmação se dá pelas imagens de ressonância magnética, que são fundamentais para o planejamento e tratamento destas lesões. As lesões meniscais são comumente associadas a ruptura do ligamento cruzado anterior, e esta associação deverá ser sempre pesquisada com teste da estabilidade articular. Existem diversos tipos de lesões meniscais. De forma geral para as lesões pequenas e estáveis indicamos tratamento conservador e para as lesões grandes e instáveis indicamos tratamento cirúrgico. Um problema particular do menisco é sua circulação sanguínea escassa. Esta deficiência de circulação muitas vezes impossibilita a cicatrização de um dano tecidual. A evolução da medicina nas últimas décadas é notável. Em um passado recente uma lesão meniscal era tratada com a retirada do menisco inteiro, devido a “ignorância” de sua importante função. Atualmente nosso maior desafio é a preservação do menisco.
Inúmeras técnicas e materiais para sutura meniscal existem com objetivo de promover a cicatrização das lesões sem a necessidade de sacrificá-lo. Estes aparatos modernos são ainda de custo elevado em nosso meio, por vezes dificultando sua aplicação. As suturas meniscais são realizadas por técnica artroscópica (onde não há a necessidade de abrir a articulação).
A reabilitação costuma ser mais lenta do que a meniscectomia parcial (na qual de retira um fragmento meniscal) pela necessidade de cicatrização completa. O objetivo principal é evitar as sequelas de desgaste da cartilagem (osteoartrite) secundária as deficiências meniscais.