Colunistas

Eles odeiam Sérgio Moro

diego-casagrandeOs políticos corruptos existem, se proliferam e se perpetuam em nosso país graças a algumas premissas, entre elas o conluio que bandidos com mandato e foro privilegiado formam com advogados criminalistas bem pagos. Estes causídicos, verdadeiros heróis nas faculdades de Direito, vivem de ensinar relativismo moral para os jovens. Suas teses furadas transformaram o Brasil neste caos. Doutrinam que punir delinquentes nunca é parte da solução, que o encarceramento faliu, e que o réu só pode ser condenado depois de 178 anos tentando todos os tipos de recurso até a 167ª instância. É a turma que defende o direito penal mínimo. É a turma da impunidade legal. Em regra, eles têm um perfil semelhante: posam de socialistas, detestam o sistema legal dos EUA, mas adoram bons champanhes e carros importados. As férias preferidas desta turma é em Punta, Miami e Paris. E sabem cobrar. Eu soube de um habeas corpus em Brasília que custou R$ 5 milhões. Dizem até que é barato, dependendo do cliente. Se for ministro ou senador é mais caro.

ANÚNCIO

Esse pessoal é inteligente, hábil, eloquente e corajoso para defender corruptos e milionários. Mas o principal talento da linhagem é usar as leis em favor de seus clientes e contra a sociedade. Consultados em audiências públicas quando a legislação é feita, ajudam a colocar cavalos de Tróia, que terão efeitos nefastos. Conhecer as brechas legais, emplacar interpretações marotas e decorar os caminhos do poder e das Cortes tiram de letra. São despachantes versados que agem com desenvoltura sem igual, sobretudo nas instâncias superiores. E, embora digam que fazem isso em nome da justiça, da democracia, do Estado de Direito, do amplo direito de defesa e da sociedade, o fazem unicamente por dinheiro, poder e prestígio.

Mas agora há uma pedra no caminho. Um magistrado de fala mansa está dando enorme prejuízo nos negócios dos escritórios, gerando perdas irreparáveis. Desse jeito, o juiz federal que leva vida frugal e viaja em classe econômica vai tornar difícil realizar o sonho de comprar aquele iate maneiro de 140 pés. Ou aquela cobertura na orla. Se este magistrado do interior do Paraná que é por demais inteligente, ético e age por princípios continuar assim, como ganhar dinheiro?

É por isso que eles odeiam Sérgio Moro.

Diego Casagrande é jornalista profissional diplomado desde 1993. Apresenta os programas BandNews Porto Alegre 1a Edição, às 9h, e Rádio Livre, na Rádio Bandeirantes FM 94,9 e AM 640

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias