Com o objetivo de aumentar a empregabilidade e estimular o empreendedorismo, a Danone, com aporte de recursos do Fundo Ecosysteme e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, traz para cidade de São Paulo o “Projeto Kiteiras”. A iniciativa tem como foco impactar socialmente as comunidades, sobretudo mulheres, proporcionando uma fonte de renda complementar e profissionalização, a partir da venda de iogurtes em kits, no modelo porta a porta. A coluna conversa com Mauro Homem, Gerente de Sustentabilidade da Danone.
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Qual a importância da ação para a marca?
Esta ação reforça a missão da empresa que é levar saúde por meio da alimentação ao maior número possível de pessoas. Ela já reuniu em cinco anos mais de 900 participantes em Salvador (BA).
A iniciativa já foi feita em outras cidades. Quais os resultados?
Com a recente chegada ao estado de São Paulo, a iniciativa deve proporcionar crescimento de vendas na ordem de 123% só em 2016. Mais que o dobro comercializado na Bahia por meio do modelo porta a porta. A meta do projeto é chegar a 1.000 Kiteiras só na capital paulista até o final deste ano. Hoje, já são 900 Kiteiras no estado. O programa teve início pela Zona Sul da capital e já está presente também na zona Leste, ABC, Baixada Santista e em cidades como Sorocaba, Itapecerica da Serra e Osasco. A Danone articulou a parceria com as ONGs Aliança Empreendedora, que atua no projeto desde seu início, e Visão Mundial, que se juntou à iniciativa em 2015 para auxiliar na fase de ampliação e aprofundar ainda mais os benefícios e a inclusão social do modelo. A expectativa é reunir duas mil participantes em todas as praças até o final de 2016, totalizando mais de 200 toneladas por mês de produtos.
Como nasceu o projeto?
Teve início em Salvador (BA) em 2011 e, desde então, recebem capacitação gratuita para se tornarem microempreendedoras e ampliarem suas competências em empreendedorismo, plano de negócio, cooperação, vendas e trabalho em equipe por meio de uma série de vídeos curtos aos quais podem assistir via computador e celular. Além disso, têm horários flexíveis e, aquelas que trabalham em média cinco horas por dia, podem alcançar renda média de 1,5 salários mínimos.
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Quais os produtos oferecidos?
Toda a linha de produtos lácteos frescos do portfólio. Mas é importante lembrar que a iniciativa tem contribuído para que a empresa se aproxime de consumidores de áreas com acesso limitado a produtos, especialmente Danoninho, Actimel, Activia e Corpus.
João Faria é jornalista e sócio-diretor da Agência Cidadã