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vania-goulart300Contratar pessoas neste momento de crise, quando temos muitas ofertas, pode parecer mais fácil, mas há de se ter cuidados. É realmente factível que, quando se tem muitos candidatos, se pode fazer uma escolha mais tranquila e ponderada, pois escolher diante de um número maior de opções sempre é mais favorável.  O alerta é que é muito importante se concentrar nas qualidades e nas habilidades pretendidas para sua contratação. Muitos candidatos mentem ou omitem informações importantes. O risco é que o custo de contratações equivocadas é sempre muito alto, além das possíveis frustrações. Seguem três recomendações que vivenciei em anos de processos seletivos:

1 – Conhecimentos  básicos desejáveis

Escrever no currículo que se formou em um curso, domina o Excel ou sabe algum idioma é muito fácil. Todas essas informações precisam ser avaliadas e, se for possível, com provas práticas.  Um exemplo desse item é o número de profissionais formados em Psicologia que nunca fizeram um laudo psicológico. Por vezes, um conceito requerido em sua oportunidade de trabalho não foi apreendido pelo profissional. Não confie na generalidade do curso. Sobre conhecimento de idioma, é indicado que a entrevista contenha partes realizadas no idioma solicitado.

2 – Experiências anteriores

Nesta etapa, tratamos da necessidade de se comprovar a habilidade requerida. Faça perguntas abertas e específicas, buscando detalhes nas execuções anteriores. Não se pode aceitar resposta como: “Lá, na empresa X, vendíamos muito, tínhamos metas…” É necessário saber quanto vende? Qual a sua participação? O que significa “muito”? Quais as metas? Quantas vezes elas foram batidas?

3 – Atitudes, comportamentos

Item mais difícil de ser avaliado, pois cientificamente se sabe que um comportamento anterior pode não ser mantido no presente. O maior preditor do comportamento é a personalidade, e há maneiras técnicas para essa aferição. Mas, se a empresa não possui esse conhecimento e não quer contratar um profissional capacitado para fazer, a entrevista por competência é a melhor opção, com perguntas que lhe revelem exemplos de comportamentos anteriores desejáveis para a oportunidade aberta.

Tenha muita atenção no seu processo seletivo, gaste o tempo necessário, pois quanto mais assertivo maior o retorno profissional e financeiro para sua empresa. Um profissional bem selecionado é aquele que usa seus pontos fortes em 60% do seu tempo produtivo. Assim, ele gera satisfação e crescimento dentro do ambiente de trabalho!

Siga os passos e evite uma contratação indesejada!  

Vânia Goulart é psicóloga formada pela Ufes; mestre em Administração Estratégica pela Fucape; especialista em Psicologia Organizacional, do Trabalho e do Trânsito; coach profissional pelo Personal and Professional Coaching e diretora fundadora da Selecta. 

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