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Home office: disciplina para trabalhar em casa

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Pergunta de leitor: Nos tempos atuais, tornou-se comum o trabalho, antes executado em um escritório, passar a ser executado na casa do próprio profissional: home office. Então, que práticas devem ser adotadas para que não se confunda pessoal com profissional? 

Esse é realmente um tema muito pertinente. Para iniciar esta resposta, é importante destacarmos a palavra que fará toda diferença nesta reflexão:  disciplina. Para conseguir ser produtivo em casa, é preciso ter disciplina. As vantagens são conhecidas: o aumento do nível de satisfação do funcionário, seja pelo maior tempo disponível perto da família, seja pela redução do estresse no trânsito, seja pelo menor custo para o empregador.  E é nessa mesma vantagem que pode morar seu maior problema.

Para se administrar de forma produtiva o trabalho dentro de sua casa, será muito importante desenvolver rotinas muito claras para você e para todos os integrantes do grupo. Estipular horários e espaços é o primeiro desafio.

Você precisa ter um lugar seu, que estará disponível para seu trabalho durante toda a carga horária necessária ao contrato. Outro grande fator importante é ter equipamentos para uma excelente comunicação com seus pares na empresa e com os clientes.

Depois de definidos os equipamentos e seu espaço, foque na disciplina. Ela deve passar pela definição do horário para iniciar o trabalho, para ir à cozinha tomar um café, até para ir ao banheiro. Até a roupa que você vai colocar pode afetar sua produtividade. Cuidar desses detalhes vai auxiliá-lo para maior concentração e construção de um ambiente favorável à produção.

Tomar um banho, arrumar-se para o trabalho e sentar-se com postura na cadeira do escritório ampliarão sua capacidade de concentração e entrega, além de caracterizar para os outros presentes na casa a diferença do seu espaço para o trabalho.

Evite passear pelo ambiente, pois as distrações são maiores e mais potencializadas por serem mais íntimas. Faça um plano de metas a serem cumpridas por semana e por dia. E monitore a entrega do trabalho para poder organizar seu tempo.

Vânia Goulart é psicóloga formada pela Ufes; mestre em Administração Estratégica pela Fucape; especialista em Psicologia Organizacional, do Trabalho e do Trânsito; coach profissional pelo Personal and Professional Coaching e diretora fundadora da Selecta. 

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