Colunistas

Brasil, um país ‘esquizofrênico’

rodolfo1-schneider colunistaO Brasil tem uma carência enorme de aparelhos de radioterapia na rede pública. Para amenizar, o Ministério da Saúde acabou de comprar 80 equipamentos novos para distribuir por unidades de todo o país. Seria uma notícia maravilhosa se não houvesse risco de alguns não entrarem em funcionamento.

Existe uma lei no Brasil que determina que o profissional de saúde não pode trabalhar mais de 24 horas por semana com radioterapia. Isso para proteger o funcionário, apesar de alguns especialistas dizerem que as máquinas modernas não provocam mais o risco à saúde como antes e que a regra só existe hoje no nosso país.

De qualquer forma, não há técnicos de radiologia prontos no mercado para atender a essa demanda. Mais de 100 profissionais precisam ser formados em urgência já que os equipamentos estão disponíveis para instalação nos hospitais. Quando a licitação teve início ainda na administração do ministro Arthur Chioro (PT), o INCA fez uma proposta para formar 15 núcleos pelo país e cada um preparar 10 técnicos. A pasta ignorou e só pensou na compra. Agora, o novo ministro Marcelo Castro (PMDB) pretende seguir o projeto do Instituto do Câncer.

Nesse ínterim, morrem pessoas na fila por tratamento de câncer.

NOTINHAS

Crise Saúde 1. Um equipamento PET CT, usado para detecção precoce de tumores de câncer, está encaixotado há mais de um ano aguardando para ser instalado no Rio Imagem. Uma máquina dessas não custa menos de R$ 4 milhões.

Crise Saúde 2. Com menos verba e insumos, o Instituto Estadual do Cérebro diminuiu as cirurgias e só tem feito as mais urgentes. A que ponto chegamos. Temos ali a melhor equipe do país, liderada pelo renomado neurocirurgião Paulo Niemeyer, podendo operar, mas
sem condições.

Captura de Tela 2015-12-16 às 21.39.11
Clique para ampliar

Âncora da rádio BandNews FM e diretor de jornalismo da Band Rio, Rodolfo Schneider escreve às quintas-feiras.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos