Uma nova tecnologia permitiu a redução de 40% de gasto com energia elétrica numa área do Porto do Rio. Também reduziu a zero o número de furtos de cabos de cobre.
ANÚNCIO
A concessionária Porto Novo contratou uma empresa de soluções tecnológicas e, como teste, implantou um piloto numa área de 3 km², que inclui o Cais do Valongo.
A empresa Embraarte controla 900 luminárias à distância e consegue, por exemplo, regular a intensidade da luz conforme a necessidade do momento. O atual sistema do restante da cidade liga os postes com a mesma potência.
Também foram colocados alarmes e câmeras nas galerias subterrâneas permitindo zerar os furtos.
Se alguém tenta abrir para roubar cabos, toca uma sirena e, imediatamente, as autoridades recebem mensagens de celular para enviar equipes ao local.
O projeto deve ser ampliado para outros espaços do Porto e, segundo os empresários, o investimento se paga em 2 anos e meio.
Curiosidade
ANÚNCIO
Os bondes do VLT têm bateria própria de energia que permite que ande algumas centenas de metros, caso acabe a eletricidade. Com isso, se o VLT ficar sem luz e parar no meio da avenida Presidente Vargas, por exemplo, o piloto poderá desobstruir a rua. O transporte começa a operar em abril do ano que vem na linha que vai ligar a rodoviário Novo Rio ao aeroporto Santos Dumont.
Crescimento
O carioca tem procurado cada vez mais especialização em profissões que permitem o trabalho tanto como funcionário quanto como empreendedor. O Senac RJ registrou aumento de 58% de inscritos na área de Beleza e Bem-estar no primeiro semestre deste ano em relação ao ano anterior. Além dessa, outras áreas tiveram significativo aumento de demanda, como Moda (33,3%) e Gastronomia (38%).
Recado
O Secretário Estadual de Transportes garante que, se a empresa responsável pela obra dos bondes de Santa Teresa falhar novamente, vai romper o contrato. Segundo Carlos Roberto Osório, até o fim do mês, o trecho até o Largo dos Guimarães ficará pronto.
Âncora da rádio BandNews FM e diretor de jornalismo da Band Rio, Rodolfo Schneider escreve às quintas-feiras.