Colunistas

Inter precisa retomar rotina de vitórias

leonardo-meneghetti-colunistaEnquanto Tigres e River Plate buscam reforços o Inter anda de lado no Campeonato Brasileiro. A parada da Libertadores talvez sirva para recuperar o time de uma impressionante sequência de lesões. O Inter passou pelo Santa Fé, mas foi quase destruído. Perdeu também dois titulares para seleções. Assim, Diego Aguirre jamais teve, no Brasileirão, o time que estava jogando –  e muito bem – na Libertadores.

ANÚNCIO

O Inter tem mais cinco jogos pela competição nacional até encarar o Tigres, dia 15 de julho. Mas ainda não tem o time completo. Depois de encarar o Santos, domingo, em casa, vai a Recife jogar contra o líder Sport. E então terá dois jogos no Beira-Rio, bons testes para que Aguirre ajuste a equipe. Primeiro o Atlético Mineiro, candidato ao título, depois o Flamengo. E dia 12, possivelmente com time misto, vai a Santa Catarina enfrentar o Joinville.

É necessária uma sequência de vitórias para o time subir na tabela e também para recuperar a autoestima. Não será inteligente jogar as semifinais com este ambiente de desconfiança no Campeonato Brasileiro. O Inter precisa ocupar o seu espaço. Ou seja, somar-se aos concorrentes que ocupam as primeiras posições na tabela. É importante que o clube reconstrua o ambiente favorável. Quando venceu o Gauchão, batendo justamente o rival nas finais,  embalou na Libertadores e passou a ser apontado como um dos favoritos ao título.

A favor do Inter, talvez, o calendário. Os principais adversários estão voltando de férias. Depois de eliminar o Cruzeiro e de cumprir dois jogos pelo campeonato local (vitória sobre o Rosário e empate com o Olimpo), o River Plate deu duas semanas de férias aos jogadores. Recomeçou os trabalhos na segunda-feira, com uma pré-temporada em Los Cardales.  Mas também está desfalcado pela Copa América. Teo Gutiérrez é titular na Colômbia e Carlos Sánchez reserva no Uruguai.

O clube argentino já acertou dois reforços, ambos para o meio-campo: Pablo Aimar, antes escondido na Malásia, e Nicolás Bertolo, ex-Boca e que estava no Banfield. Também está próximo de repatriar Javier Saviola, de 33 anos, atualmente no pequeno Hellas Verona, da Itália. Perdeu dois reservas e o meia Ariel Rojas, em vias de acertar contrato com o mexicano Cruz Azul, e que nem acompanha a delegação na mini pré-temporada, na grande Buenos Aires.

O próximo adversário do Inter, o Tigres, também está sem ritmo competitivo. Concedeu 20 dias de férias ao grupo, fez uma semana de treinamentos em Monterrey e agora começa sua pré-temporada. Quatro reforços já foram anunciados, sendo o atacante André Gignac, goleador do Olympique e treinado por Marcelo Bielsa, o mais badalado. Além dele, o nigeriano Uche, que estava no Villareal, e os mexicanos Jurgen Damm e Jairo Gonzales, também se apresentaram.

O Guarani, que no final de maio celebrou o vice-campeonato paraguaio, é a zebra das semifinais que não pode ser completamente descartada.

Jornalista esportivo desde 1986, Leonardo Meneghetti foi repórter de rádio, TV e jornal e está no Grupo Bandeirantes desde 1994. Foi coordenador de esportes, diretor de jornalismo, e, desde 2005, é o diretor-geral da Band-RS. Diariamente comanda “Os Donos da Bola”, na Band TV.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias