logo
Colunistas
Colunistas 30/04/2015

Metrô com hora marcada

rodolfo-schneider colunistaA concessionária MetrôRio pretende, em no máximo dois anos, disponibilizar placares luminosos nas estações mostrando a hora que a composição vai chegar na plataforma. Isso já é usado em outros sistemas de metrô pelo mundo, como em Munique, e permite ao passageiro se programar melhor.

A implantação ainda não é possível porque o foco, agora, é ajustar a operação para a entrada de 19 novos trens que vão atender a Linha 4 até a Barra da Tijuca. Um deles já está em teste na Linha 1.

Assassinato
Um galho de árvore caiu na rede elétrica da Light e deixou sem luz moradores da rua Viúva Lacerda, no Humaitá. A pretexto de evitar novos problemas, equipes da empresa de energia foram até lá e simplesmente depenaram as árvores. Veja o resultado! Não sobrou nada de um lado da rua. Isso não é poda! Isso é matança!

Notinhas
Acredite se quiser. Passageiros estão arrancando aquelas fitas de borracha dos ônibus do BRT, usadas entre as portas, para cortar e fazer rodos. Já aqueles martelos para quebrar o vidro em caso de emergência são retirados para servir de quebra-gelo. O prejuízo em reposição é da ordem de R$ 250 mil desde o início da operação do Transoeste em 2012.

Inédito. Pela primeira vez, atletas com deficiência visual ou física vão participar de um Desafio de Futebol de Areia Adaptado! O jogo terá a participação de estrelas do Beach Soccer como Benjamin, além de alunos do Instituto Benjamin Constant, na Urca. Será domingo na praia da Barra, às 10h, no posto 3. A iniciativa é do Instituto Novo Ser, através do projeto Praia Para Todos.

Falta do que fazer. Qual é a tara dos vândalos do Rio em arrancar óculos de estátuas? A de Carlos Drummond de Andrade, na orla de Copacabana, já tinha sido furtada quase 10 vezes até receber câmera de vigilância. Há uma semana, levaram os óculos de Michael Jackson no morro Dona Marta, em Botafogo. Felizmente, esses foram achados, restaurados e já repostos. E, agora, tiraram os de Renato Russo na Ilha do Governador.

Âncora da rádio BandNews FM e diretor de jornalismo da Band Rio, Rodolfo Schneider escreve às quintas-feiras.