logo
Colunistas
Colunistas 28/04/2015

Super maio em Indianápolis

colunista helio-castronevesOi pessoal, tudo beleza?

Estou aqui em Las Vegas participando de um evento da Hitachi, que é um dos grandes parceiros do Team Penske na IndyCar. Alguns dos meus principais resultados recentes foram conquistados com as cores da Hitachi e é uma honra continuar defendendo em 2015 essa marca tão importante. Mas agora quero falar um pouco da etapa disputada domingo no Barber Motorsports Park, válida pela quarta etapa.

Foi uma corrida muito competitiva, em que estive forte praticamente o tempo todo mas, infelizmente, nos instantes finais a nossa estratégia foi prejudicada e eu, depois de largar na pole, tive de me contentar com o 15º lugar. Foi, de fato, uma decepção, pois se não tivesse de parar na penúltima volta para colocar combustível, teria chegado, na pior das hipóteses em 4º, o que me colocaria na liderança do campeonato.

Mas não houve prejuízos em termos de pontuação, pois eu cheguei para a prova do Alabama na 2ª colocação, com três pontos de desvantagem para o Juan Pablo Montoya, e saí exatamente da mesma forma. As 18 voltas lideradas por mim no início mostraram que nossas chances eram boas. Mesmo com o carro não se comportando tão bem com o segundo jogo de pneus macios (saía de traseira), fiquei na frente.

Na parte final, queria evitar um quarto pit e economizei o máximo. Nem usei todos os “push to pass”, que é um dispositivo que podemos usar 10 vezes, garantindo por alguns segundos um ganho de potência. Mesmo assim fui chamado para o pit.

Na verdade, coisas assim acontecem. O automobilismo é um esporte dinâmico e nem sempre tudo funciona 100%. É do jogo. E por falar em jogo, os nossos esforços agora são para as atividades no Indianapolis Motor Speedway. Vamos passar praticamente o mês todo nessa fantástica pista de Indiana. Teremos a corrida no misto no dia 9, no dia seguinte acontece a abertura dos trabalhos da Indy 500, os dias 16 e 17 serão dedicados ao Qualifying e a maior prova do nosso calendário acontece no dia 24. Forte abraço e até semana que vem!

Helio Castroneves, 39, nasceu em São Paulo e foi criado em Ribeirão Preto. É o piloto brasileiro com mais vitórias na Indy, com 29 conquistas, e venceu três edições da Indy 500 (2001, 2002 e 2009). Disputa em 2015 sua 17ª temporada na categoria e 15ª pelo Team Penske.