logo
Colunistas
Colunistas 23/04/2015

Cooperativas de crédito: o Brasil está cheio delas!

colunista  marcos-silvestreCrédito, oba! Na última década muita coisa mudou na economia brasileira, e um movimento bem interessante foi a popularização do acesso ao crédito. Até o começo da década passada, o pessoal de baixa renda só conseguia crédito nas lojas populares. Muitos não tinham acesso ao grosso dos produtos bancários, que ficavam reservados para a classe média e os ricos. Dentro deste movimento de maior acesso ao crédito, observamos outro ainda mais interessante: a proliferação das cooperativas de crédito. Muito pouca gente já conhece as cooperativas, mas você mesmo pode ser o fundador de uma delas!

Você banqueiro! O que faz uma cooperativa de crédito? Oferece serviços de conta corrente, cobrança bancária, meios eletrônicos de pagamento (internet banking e cartões), crédito, investimento, previdência, consórcio, seguros e toda a gama de serviços financeiros que você normalmente só encontraria em um banco. Uma cooperativa de crédito tem tudo que um banco tem, mas não é exatamente um banco. Em uma cooperativa, os donos são os próprios clientes, os cooperados, e por isso os juros são baixíssimos e os resultados financeiros são distribuídos aos membros todo final de ano.

Pujança! Em termos de crescimento de participação no mercado financeiro, as cooperativas estão claramente na liderança. No ano passado, as 1.139 cooperativas financeiras existentes em todo o país obtiveram um avanço no volume de seus ativos (= a soma total do dinheiro nelas aplicado) de 22%, enquanto o Sistema Financeiro Nacional (SFN), que reúne os bancos tradicionais, cresceu 14%. Conforme dados do recente relatório “50 Maiores”, publicado pelo Banco Central do Brasil, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) já é o sexto maior “banco” do mercado financeiro brasileiro.

Organizadas. O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é o maior sistema cooperativo do país, uma central com quase três milhões de associados e mais de dois mil pontos de atendimento distribuídos em 25 Estados e no Distrito Federal. Não tenho qualquer ligação com entidades do setor mas, como estudioso do cooperativismo de crédito, tomei conhecimento de que neste final de semana haverá eleições no Sicoob. Gostei especialmente da proposta da Nova Central: facilitar a montagem de novas cooperativas. Sua empresa já tem uma delas? Quer ser o fundador? Então informe-se no Sicoob!

Economista com MBA em Finanças (USP), orientador de famílias e educador em empresas, é colunista da BANDNEWS FM e fundador da SOBREDinheiro. Diretor do site www.oplanodavirada.com.br, da EKNOWMIX Consultores Integrados e da TECHIS SA.