logo
Colunistas
Colunistas 22/04/2015

Lula chegou a nomear Vaccari presidente da Caixa

claudio-humberto colunistaA língua do ex-tesoureiro do PT João Vaccari é muito temida em razão de suas ligações íntimas com o ex-presidente Lula. São tão ligados que Vaccari chegou a ser nomeado presidente da Caixa Econômica Federal no primeiro governo Lula. Não assumiu porque não tinha nível universitário. Depois, Vaccari fez o curso de Relações Internacionais de olho na boquinha. Mas era tarde. O supercargo na Caixa nunca veio.

Mal intencionado

A pretensão de Lula, nomeando Vaccari na Caixa, causou estranheza até nos lulistas mais empedernidos. Sabe-se agora porquê.

Escolhido a dedo

Stalinista fervoroso, Vaccari virou tesoureiro do PT pela fidelidade a Lula. É capaz de pegar pena longa para proteger o ídolo.

Nervosismo

Lula não parece seguro quanto à lealdade de Vaccari, a julgar pelos recados nervosos enviados ao ex-tesoureiro.

Soldado leal

Vaccari foi ao sacrifício na cooperativa dos bancários de São Paulo (Bancoop) para “limpar” o roubo, por lealdade a Lula e ao PT.

Indicado para embaixada cria saia justa em Madri 

O Itamaraty anda incomodado com a demora do governo espanhol de conceder agrément (o “de acordo”) para que o diplomata Antônio Simões assuma a chefia da embaixada do Brasil em Madri. O silêncio espanhol encoraja a informação, difundida por diplomatas, de que a indicação de Simões não foi bem recebida. O motivo: suas ligações ao “bolivarianismo” rastaquera da Venezuela, que hostiliza a Espanha.

Silêncio gritante

Em diplomacia, raramente um país rejeita o agrément; apenas o ignora. A embaixada da Espanha desconhece qualquer rejeição a Simões.

Ode às antas

O ídolo de Antonio Simões, como todo “bolivariano”, era o semi-ditador Hugo Chávez. Para essa gente, a anta do Nicolas Maduro é o máximo.

Plano B

Confirmada a rejeição espanhola, o governo brasileiro pode ainda fazer de Simões cônsul-geral em Madri, que dispensa o agrément.

Só papo

Governistas espalham que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vai tentar dificultar a sabatina de Luiz Edson Fachin, indicado de Dilma para o Supremo Tribunal Federal. Pura lorota. Raposa política, Renan não atrapalharia quem pode ajudá-lo. E muito.

Tristeza de ministro

No primeiro dia de trabalho como ministro dos Direitos Humanos, Pepe Vargas confirmou sua descrença no futuro do Brasil e disse ser preciso agilizar os processos de adoção internacionais de crianças brasileiras.

Estacionamento

A decisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de construir novo prédio de anexo e estacionamento deixa receosos os funcionários da Casa, que dizem que o novo estacionamento será cobrado.

Rede sem papel

A ex-senadora Marina Silva (PSB) tentou, semana passada, justificar o atraso na criação do seu partido, o Rede Sustentabilidade: “Pergunte aos cartórios”, insinuou a ex-candidata à Presidência da República.

#ForaDilma

Petição online pelo impeachment de Dilma Rousseff está prestes a atingir a marca das duas milhões de assinaturas. O pedido está disponível no site de petições “amigo” do PT, Avaaz.

Arte e indústria

CNI, Sesi e Senai promovem, sexta (24), a 5ª edição do Prêmio Marcantonio Vilaça. Dois dos premiados ganharão bolsas-residência para a Manchester Metropolitan University (Inglaterra).  O evento inclui uma homenagem à artista Amelia Toledo, no MAC, de São Paulo.

Antiga lorota

A resolução do PT “Um partido para tempos de guerra” critica o modelo capitalista “subordinado aos Estados Unidos”, nação que cresceu 2,4%. Diz que o caminho é o fortalecimento do socialismo, apoiado em países com previsões de… recessão em 2015, como Venezuela e Argentina.

Gastadores

Manoel Júnior (PB) é o deputado do PMDB que mais gastou com a verba indenizatória nos três primeiros meses do ano: R$ 91.153. O petista que mais gastou na Câmara é José Airton Cirilo (CE): R$ 86 mil.

Pensando bem…

…se denúncias de corrupção levarem à prisão o novo tesoureiro do PT, Márcio Macedo, o partido poderá pedir música no Fantástico.

 

Com Ana Paula Leitão e Teresa Barros 

www.claudiohumberto.com.br

 

Captura de Tela 2015-04-21 às 21.26.15 Captura de Tela 2015-04-21 às 21.26.53