logo
Colunistas
Colunistas 07/04/2015

Uma ‘página em branco’

colunista helio-castronevesE aí, amigos, tudo bem? Como foram de Páscoa? Espero que bem. Quero desejar a todos vocês, leitores e equipe do Metro World News, uma semana grandiosa, assim como espero que seja a nossa corrida em NOLA, domingo, com transmissão do Band Sports e Portal da Band, a partir das 16h30. Essa corrida é muito importante. Para começar, é a primeira em NOLA. O máximo que a gente fez até aqui foram poucos dias de testes e isso significa que, por mais dados que tenha sido possível colher, é praticamente uma “página em branco” para nós.

NOLA, como assim? Muita gente me pergunta que nome é esse. É a abreviação do nome da cidade principal da região: Nova Orleans (NO), com a sigla do estado da Louisiana, que é LA. É o que eles chamam de Motorsports Park, um autódromo permanente com áreas para entretenimento e eventos. A pista mede cerca de 4,4km e tem 13 curvas. O traçado é rápido e a prova está prevista para 75 voltas – quase 300km.

Além do fato de nunca ter havido corrida da Indy nessa pista, que foi inaugurada em 2012, a gente corre o risco de não ter muito o que aproveitar das medições feitas nos testes de fevereiro. Pra começar, naqueles dois dias (10 e 11) estava meio friozinho. Já agora, a previsão indica temperatura máxima em torno dos 30ºC, o que muda a referência. E ainda tem a chance de chuva, pois acabei de olhar a previsão e há possibilidade de “tempestades” nos três dias de atividade.

Se chover, não será a melhor maneira de estrear uma pista nova, mas o negócio é trabalhar duro. Vejam se vocês concordam. É verdade que a Penske começou bem, mas quem disse que as outras equipes vão ficar sentadinhas vendo a banda passar? Duvido! E digo mais: aposto que teve gente que não foi bem em St. Pete e vem com tudo para NOLA, depois de ter ralado na sede da equipe nos últimos dias. Então, galera, o negócio é ficar esperto.

Então, é isso aí. Todo mundo ligado na corrida e semana que vem eu volto para comentar os bastidores da segunda etapa do 2015 Verizon IndyCar Series.

Até lá e vamos que vamos!​

Helio Castroneves, 39, nasceu em São Paulo e foi criado em Ribeirão Preto. É o piloto brasileiro com mais vitórias na Indy, com 29 conquistas, e venceu três edições da Indy 500 (2001, 2002 e 2009). Disputa em 2015 sua 17ª temporada na categoria e 15ª pelo Team Penske.