Colunistas

A joia da coroa já tem dono

carlos-lindenberg-colunistaCom delegação do governador Fernando Pimentel (PT) para conduzir negociações com os partidos aliados, o vice-governador Antônio Andrade está concluindo os entendimentos para a formação do governo. Hoje, por exemplo, a Cemig faz Assembleia-Geral para eleger nova diretoria, após 16 anos sob o comando do engenheiro Djalma Morais, em cuja gestão a Cemig comprou a Light e conquistou mercados externos. Morais entrou na Cemig no governo Itamar Franco sendo mantido pelos governadores que se sucederam, e deixa a empresa com um faturamento anual de R$20 milhões e mais de oito mil empregados.

Djalma Morais, que foi ministro das Comunicações no governo Itamar, será sucedido por outro ex-ministro, o economista Mauro Borges, de ligações estreitas com o governador Pimentel, a quem sucedeu no Ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Mauro Borges colocará na diretoria da empresa um funcionário de base, indicado pelo Sindieletro.  Na vice-presidência estará o advogado Mateus de Moura Lima, indicado pelo vice-governador Antônio Andrade, na cota do PMDB, que reafirma condição de aliado forte junto ao governador.

A nova diretoria da Cemig, a joia da coroa do governo mineiro, assume em momento em que o sistema elétrico do país passa por momento delicado. As hidrelétricas estão produzindo menos do que poderiam e obrigando o sistema a recorrer a fontes como as eólicas, termoelétricas e nucleares. O sistema parece dar sinais de esgotamento e na segunda-feira o operador nacional (ONS) ordenou o corte de três mil megawatts no país para evitar  o chamado apagão. De olho no caixa, o governador Fernando Pimentel ordenou à sua equipe um corte de 25% dos cargos que serão preenchidos. Ou seja, de cada 100 vagas, somente 75 serão preenchidas. É uma maneira de economizar no item pessoal, enquanto se aguarda do novo governo um plano de corte de custos de maior abrangência para fazer frente às reclamadas dificuldades de caixa herdadas do governo passado.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos