Colunistas

Saída de Gabrielli deixa PT em estado de alerta

claudio-humberto colunistaO PT entrou em estado de alerta com saída de Sérgio Gabrielli da Secretaria de Planejamento da Bahia. O ex-presidente da Petrobras terá de enfrentar os processos relativos ao Petrolão na Justiça Federal do Paraná, onde atua o rigoroso juiz Sérgio Moro. O PT teme que, uma vez sem foro privilegiado, Gabrielli acabe preso em nova fase da Operação Lava Jato. Também estão na mira o tesoureiro do PT João Vaccari Neto e o ex-diretor da Petrobras Renato Duque.

Inevitável
Correligionários acreditam que aparecerão mais nexos entre Gabrielli e esquema, já que a lambança ocorreu na gestão dele na Petrobras.

O elo
Na Bahia, é consenso entre políticos que a delatora Venina Velosa apontou o elo que faltava: Rosemberg Pinto, ex-assessor de Gabrielli.

Recomendados

Vai precisar
Ligadíssimo a Lula e Jaques Wagner, Gabrielli contratou 2 advogados da OAB da Bahia para defendê-lo no caso da refinaria de Pasadena.

Herança maldita
Não gerou surpresas a decisão do novo governador Rui Costa (PT-BA) de demitir Gabrielli. “Herança maldita, não”, dizem aliados.

‘Cumpanherada’
Com Jaques Wagner na Defesa, a chance do mensaleiro Genoino ter a Medalha do Pacificador cassada pelo Exército foi reduzida a zero.

Discórdia Olímpica
Na tentativa de controlar decisões sobre a organização das Olimpíadas do Rio, membros do Ministério da Defesa, da Casa Civil e da Secretaria de Grandes Eventos (Sesge) vêm trocando insultos durante reuniões. O tom cada vez mais agressivo culminou em uma reunião na Casa Civil, quando o General Jamil Megid Jr teria chamado um delegado da Policia Federal de “moleque”, além de xingamentos impublicáveis.

Pensando bem…
…com a expectativa de um ano difícil para a economia brasileira, o pré-demitido Guido Mantega deve ser o mais aliviado dos ex-ministros.

Balanço geral
O PT planeja nova reunião até o dia 15 de janeiro para tratar da disputa ao comando da Câmara. O encontro levará em conta o “fator reforma ministerial” para avaliar força da candidatura de Arlindo Chinaglia.

Vacinada
Após a tentativa frustrada em 2013, Marina Silva pretende coletar um número de assinaturas bem superior ao necessário para criar o Rede Sustentabilidade. Novo balanço será feito em janeiro, mas o pedido do registro no TSE fica para março, após costurar filiações de deputados.

Território inimigo
Sem fazer alarde, o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) viajou na última terça (30) de carro ao Rio para pedir votos à Presidência da Câmara. Ele disputa contra o líder do PMDB, Eduardo Cunha, eleito no Rio.

Lembrando Getuìlio

PODER SEM PUDOR
Lembrando Getúlio

A frase do presidente Lula em Nova York, certa vez, dizendo que a então ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) “está preparada para qualquer coisa”, lembrou outra, do ditador Getúlio Vargas, quando lhe perguntaram sobre a capacidade de seus ministros. Getúlio respondeu:
– Metade não é capaz de nada. A outra metade é capaz de tudo!
__
Com Ana Paula Leitão e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos