Colunistas

Antecipando a primavera

lizemara-prates-colunistaViver perigosamente. E intensamente. As duas expressões se aplicam à Expointer. O perigo está nas ruas do parque onde atenção máxima é exigida para transitar. Os animais circulam dos pavilhões para as pistas. Os carrinhos elétricos transportam pessoas e os pedestres disputam espaço cuidando para não pisar no “esterco” que pode surgir repentinamente. E como é típico, nos nove dias de feira, as quatro estações estão presentes. Às vezes, em um mesmo dia. O recomendável é vir a Esteio preparado com um kit que inclua guarda-chuva e agasalho. O bom mesmo é vir com o modelo cebola, que vai descascando a medida que o tempo esquenta e recompondo, quando esfria. Para os animais, não há surpresa. Nas propriedades, eles vivem no campo, a céu aberto. Os tratadores também estão acostumados com as intempéries. E sabem bem o guarda roupa que precisam trazer. Botas são indispensáveis. De preferência campeiras. Aliás, salto não combina com Expointer. Mas, nem por isso, falta glamour. Pelo contrário, há finas boutiques espalhadas pelo parque, com destaque para as lojas de grife das Associações de Criadores. Neste ano, estão instaladas no “boulevard”, com balcões tipo vitrine, onde oferecem diferentes modelos. São quatro quadras na rua coberta, numa extensão de 250 metros. Ali está estabelecida uma disputa saudável entre as raças de ovinos e bovinos que apresentam qualidades para chamar os clientes em seus restaurantes. Entre eles, estrangeiros que ficam encantados com a gastronomia, indumentária, máquinas e animais.

Neste ano, ocorre a primeira edição do Projeto Comprador Excellence in Green Technologies – Rodada de Negócios Internacional de máquinas agrícolas com investidores de nove países. Num tour pelo parque conhecem as vitrines da carne e do leite que apresentam cortes de bovinos, ovinos, búfalos e suínos e formas de preparo e produtos lácteos. Claro, que as grandiosas máquinas e os diferentes animais ganham atenção especial. São as vedetes da feira. Lembrando que a Expointer começou com os animais e o período de realização está relacionado ao ciclo de reprodução da pecuária que dá a largada nas feiras de primavera no interior do estado.

E é para ver tudo isso e buscar o voto dos produtores gaúchos que os presidenciáveis vem à feira. Os três melhores colocados nas pesquisas: Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves devem cumprir agenda entre amanhã e sexta-feira.

Recomendados

Só para lembrar: a inauguração oficial da Expointer será na sexta-feira, às 10h, ocasião em que os animais grandes campeões desfilam garbosamente conduzidos por peões. Vou assistir a tudo que acontece na feira até domingo, dia do encerramento.

Lizemara Prates é jornalista do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Apresenta o AgroBand, na TV Band, e tem comentários diários sobre agronegócio na Rádio Bandeirantes e na BandNews FM. Escreve no Metro Jornal de Porto Alegre

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos